Horário de Verão já está em vigor em Mato Grosso
Por Midianews
20/10/2013 - 16:06
Foto: Pedro Alves/MidiaNews
Começou neste domingo (20) o Horário de Verão. Pra quem ainda não se atentou, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A medida, que visa economizar energia em todo país, vigora até 16 de fevereiro de 2014. Com a mudança, o Governo Federal espera economizar R$ 400 milhões.
De acordo com a Cemat – concessionária de energia em Mato Grosso – o horário terá poucos efeitos no bolso do consumidor, no sentido deixar a conta de luz mais barata. No entanto, o Estado espera economizar 4.2% de energia nos horários de pico, que é das 18 às 21 horas.
Conforme a Cemat, com o horário de verão, o Governo pode evitar a construção de novas usinas hidrelétricas, o que reduz os impactos ambientais.
O gestor operacional da Cemat, Teomar Estavão Magri, disse que a melhor maneira de economizar energia “ainda é racionar o consumo das coisas”.
“Por exemplo, se a pessoa, durante o banho, usa o chuveiro por 15 minutos, ela poder reduzir esse tempo para cinco minutos”, orientou.
Horário de Verão
O Horário de Verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931, através do Decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Em vários períodos este horário não foi adotado.
Neste ano, o horário irá durar quatro meses. Aderiram ao sistema os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
Economia
Segundo o gerente operacional da Cemat, a economia gerada pelo Horário de Verão é o suficiente para abastecer a cidade de Chapada dos Guimarães por 11 meses.
No ano passado, o horário de verão durou 119 dias e gerou uma redução na demanda de 56 megawatts (MW) em Mato Grosso.
Segue algumas dicas da Cemat para poupar energia
- Quando for comprar algum equipamento, dê preferência àqueles que possuem o selo Procel de Economia de Energia e enquadram-se na classe A, ou seja, são mais econômicos.
- O ar-condicionado pode representar até 35% do consumo de uma residência. Portanto, ligue o equipamento apenas quando for dormir, mantenha portas e janelas bem fechadas e utilize timer para programar o desligamento automático.
- Evite acender lâmpadas durante o dia e, na hora de comprá-las, prefira as fluorescentes, que iluminam melhor, duram de 5 a 10 vezes mais e gastam menos energia.
- Mantenha em bom estado de conservação as borrachas de vedação das portas da geladeira, evitando a fuga do ar frio.
- Não deixe equipamentos em modo stand-by. Eles parecem estar desligados, mas, na verdade, estão consumindo energia.
- Acumule sempre a maior quantidade de peças de roupa possível, para passá-las de uma só vez. Assim você evita ligar o ferro de passar repetidas vezes.
- A mesma dica para uso do ferro de passar serve para a máquina de lavar. Procure lavar a quantidade máxima de roupas indicada pelo fabricante.
- Realize manutenções nos aparelhos e use-os de maneira correta.
- Quando for construir, opte por projetos inteligentes, que utilizem a ventilação e a iluminação natural de forma eficiente, possibilitando economia de energia.
- Quando pintar a casa, escolha cores claras, afinal, as cores escuras exigem mais iluminação.
- Se possível, instale um aquecedor solar.
- Não deixe impressoras e outros acessórios do computador ligados sem necessidade.
- Configure o computador para que a tela do monitor desligue automaticamente.