Mais de 159 mil candidatos devem fazer o Enem em MT
Por G1 MT
26/10/2013 - 07:53
Mais de 159 mil candidatos em Mato Grosso devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas neste sábado (26) e no domingo (27). A quantidade de inscritos em 2013, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação (MEC), cresceu 17% em relação ao ano anterior. Em 2012, foram realizadas 136.620 inscrições no estado. Neste ano, esse número subiu para 159.450.
O exame é composto por 180 questões de múltipla escolha e redação. No sábado, as provas, cada uma com 45 perguntas, serão de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No domingo, será a vez das avaliações de matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, também com 45 questões cada, e redação.
Os inscritos devem ficar atentos aos horários para a realização da prova. Os portões de acesso serão abertos às 11h e fechados às 12h, horário de Mato Grosso. O recomendável é que compareçam com uma hora de antecedência. No primeiro dia, os inscritos terão 4h30 para fazer a prova. No segundo dia, o tempo para a realização do exame será de 5h30.
Quem for fazer o Enem precisa apresentar no local da prova um documento de identificação original com foto, como carteira de identidade, carteira de habilitação, identidade funcional, carteira de trabalho, identificação fornecida por ordens ou conselho de classe, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte ou identidade expedida a estrangeiros pelo Ministério das Relações Exteriores.
Os participantes deverão levar uma caneta esferográfica de tinta preta – não será aceita caneta que tenha outra cor -, feita em material transparente. Itens como lápis, lapiseira e borracha devem ser colocados em um porta-objetos que será distribuído e deverá ser guardado embaixo da carteira.
Os candidatos que tirarem fotos do Enem pelo celular e postarem em redes sociais serão eliminados, segundo o MEC. Em 2012, 65 foram expulsos por publicarem fotos do cartão de respostas e da sala de provas nas redes. Também serão eliminados aqueles que saírem das salas de provas antes de duas horas do início do exame e também os que utilizarem óculos escuros, bonés, chapéus, gorro e afins.
Atendimento especial
De acordo com o Inep, em Mato Grosso haverá atendimento específico para 251 gestantes – sendo que 21 delas têm a possibilidade de dar à luz nos dias das provas -, 421 lactantes, 14 idosos e 2.656 pessoas que guardam o sábado por motivos religiosos.
Também haverá atendimento diferenciado para 909 pessoas com mobilidade reduzida, que terão sala de mais fácil acesso, prova ampliada (com fonte tamanho 18) para 39 candidatos com deficiência visual, prova super ampliada (fonte tamanho 24) para 134 pessoas também com deficiência visual, exame em braile para três inscritos e auxílio de ledor para 124 que têm deficiências visual, deficiência intelectual, autismo, déficit de atenção ou dislexia.
Outras 53 pessoas terão intérprete de libras e 152 terão disponível auxílio para transcrição, com um profissional para transcrever respostas das provas objetivas e da redação para candidatos impossibilitados de escrever ou de preencher o cartão de resposta.