Atenção: todos contra a dengue
Por Assessoria e Zakinews
25/11/2013 - 09:39
A Vigilância Sanitária apresenta números e estatísticas sobre casos de dengue neste ano de 2013 que deixa o poder público e a população em estado de alerta geral. Segundo números coletados de janeiro a novembro nos bairros de Cáceres, mais de oitocentos casos foram notificados, sendo deste, 553 confirmados com um óbito.
Esses números deixa a Coordenadoria de Vigilância Sanitária bastante preocupado, principalmente pela aproximação do período chuvoso. A região do bairro Cohab Nova, que envolve Massa Barro, Jardim Solução, Tancredo Neves e Boa Esperança, apresentam índice acima de 40% dos domicílios de cada comunidade infectados com o mosquito da dengue, aedes aegypti.
Para o coordenador da Vigilância Sanitária, Josué Alcântara, “os números são elevadíssimos em se comparando com os últimos anos e isso nos deixa em estado de alerta geral”, informa. Ele revela ainda que, pelos dados do Ministério da Saúde, Cáceres está em situação pior dentre as cidades de Mato Grosso.
Seguindo a programação da Vigilância Sanitária, ainda este mês deve ser concluída os levantamentos nas comunidades e distritos do município. Preliminarmente os números não são satisfatórios. No distrito de Nova Cáceres, antiga Sadia, o primeiro a ser levantado pela equipe, apontou números acima de 12%. “Estamos aguardando o resultado de Vila Aparecida, Horizonte D´Oeste, Caramujo e Clarinópolis”, informou Josué.
O prefeito Francis Maris Cruz (PMDB) quer o envolvimento de todos no combate ao mosquito. “Neste momento, trabalho de conscientização junto a população e o seu envolvimento vai contribuir para mudar este quadro assustador”, pediu o prefeito. O falta de limpeza regular nos quintais das residências, facilita a proliferação do aedes aegypti.
O Governo Federal deve repassar aos Estados e Municípios, recursos para combater a Dengue. A previsão para Mato Grosso é de R$ 8 milhões que serão distribuídos aos municípios. O valor que cada cidade vai receber dependerá de metas a serem traçadas, como exemplo, as garantias de visitas residenciais pelos agentes de saúde.