Prefeitura convoca a sociedade para debater sobre a Dengue
Por Thiago Almeida/Ascom
05/12/2013 - 11:03
A Prefeitura de Cáceres, por meio da Coordenadoria de Vigilância da Secretaria de Saúde, realiza na próxima terça-feira (10.12) uma reunião para discutir a atual situação dos casos de Dengue no município. O encontro, previsto para ser realizado no auditório do Hospital Regional de Cáceres, a partir das 19h30, é aberto à sociedade, associação de moradores, clubes de serviço, organizações religiosas e demais interessados.
De acordo com o coordenador de Vigilância do município, Josué Alcântara, o encontro em como objetivo, além de expor à população a real situação da Dengue, também debater propostas em conjunto para a redução de casos da doença e também do nível de incidência do mosquito em toda cidade. “Trata-se de uma ação que visa promover a sensibilização da sociedade civil quanto a situação da Dengue em nosso município”, comentou.
O município de Cáceres hoje se encontra em estado de alerta para novos casos da doença. Um levantamento do índice de infestação predial do mosquito Aedes Aegypti realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, apontou um resultado de 8,0%, um dos índices mais elevados dos últimos anos, remetendo à infestação registrada entre os anos de 2009 e 2010. De acordo com a coordenadoria, este número inspira cuidados, conforme preconiza o Programa Nacional de Combate a Dengue, considerando que o limite aceitável é de 1%.
A partir das informações do LIRAa, a Secretaria de Saúde vai intensificar todas as providencias técnicas cabíveis para a elaboração Plano de Contingência de Combate a Dengue. Pra isso será agendada na próxima semana um reunião com todos os secretários, coordenadores e instituições parceiras para dar início aos trabalhos de elaboração do Plano, que prevê, além do combate ao mosquito e à doenças, ações de informação, conscientização e educação para prevenir casos e a proliferação do mosquito.
Para o prefeito Francis Maris Cruz o combate à dengue necessita do apoio de todos. “É preciso que a população também faça sua parte no combate à Dengue, lembrando que estamos entrando em mais um período chuvoso e os casos da doença tendem a aumentar”, concluiu.