Com site fora do ar,Sine sacrifica trabalhadores
Por Diário de Cuiabá
05/02/2014 - 09:19
Há mais de 15 dias o site do Sistema Nacional de Emprego de Várzea Grande (Sine-MT) está fora do ar. Com isso, os trabalhadores do município não conseguem dar entrada no seguro desemprego, tentar novas atividades ou se inscrever em cursos de capacitação.
De acordo com o frentista Edson Barbosa Camargo, de 39 anos, há mais de 15 dias ele tenta dar entrada na papelada para começar a receber o benefício. Ele afirmou que já chegou a dormir na fila para tentar pegar uma senha e conseguir ser atendido. “Às quatro horas da manhã o local já está completamente lotado, mesmo assim, ninguém consegue ser atendido.”
Conforme o trabalhador, até mesmo idosos tem pernoitado na unidade na esperança de receber atendimento, porém também não obtiveram sucesso. Segundo ele, na última semana o local ficou tenso, pois alguns trabalhadores que estariam há alguns meses enfrentando o impasse perderam a paciência e tentaram agredir os atendentes.
“Tem gente que está com medo do prazo passar e não conseguir dar entrada no seguro. É muita humilhação para tentar receber algo que é direito da gente”.
PRONATEC - Outro problema da unidade de Várzea Grande é a escassez de cursos de qualificação e gratuitos. Desde de outubro de 2013 os trabalhadores que solicitarem o seguro pela segunda vez, em menos de 10 anos, são obrigados a comprovar que estão matriculados e frequentando com regularidade um curso de formação profissional de pelo menos 160 horas de aula. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é o responsável por oferecer estes cursos.
Segundo a Superintendente do Sine de Mato Grosso, Clélia Borges Teodoro, no dia 31 de janeiro uma atualização do sistema deixou o Sine fora do ar em todo país. Porém, Clélia afirmou que o problema já foi resolvido e todas as unidades estão voltando a normalidade.