Em 24 horas, nível do rio Paraguai sobe 20 cm; prefeito alerta população
Por Zakinews/Wilson Kishi
23/02/2014 - 13:16
O nível das águas do Rio Paraguai, vem aumentando a cada dia num crescimento que deixa as principais autoridades em estado de alerta. Somente nas últimas 24 horas, de sexta-feira a sábado, foi registrado nas réguas da Capitania dos Portos, que o nível aumentou em 20 centímetros na cidade de Cáceres.
Com previsão de mais chuvas para este domingo e segunda-feira, o prefeito de Cáceres Francis Maris Cruz alerta a população para se prevenir contra possíveis alagamentos. Acontece que, com o nível das águas aumentando, vai dificultando a vazão das águas pelas redes de galerias fluviais e canais em direção ao curso do rio, principalmente se cair um chuva forte por um bom período de tempo.
A preocupação do prefeito se estende a toda população, especialmente quando se tem notícias que no país vizinho, a Bolívia, as chuvas tem castigado o nordeste daquele país. As águas dos rios bolivianos estão segundo em direção ao estado de Rondônia que já registra uma área alagada de mais de 400 km e o rio Madeira já ultrapassou a maior marca registrada dos últimos anos. A BR-364, que liga Rondônia ao Acre, foi coberta pela enchente. São quilômetros de alagamento. Outra estrada que vai até a Bolívia, desapareceu. Da ponte sobre o Rio Araras, afluente do Madeira, só dá para ver parte da estrutura de ferro.
Outro agravante causado pelas águas é o aumento rápido dos buracos nas ruas e avenidas da cidade. Os motoristas sofrem com as “crateras” que vai se formando a cada dia. E na zona rural não é diferente. Em certos trechos das estradas vicinais do município, muitos motoristas acabam por não arriscar em trafegar pelas péssimas condições de trafegabilidade, o que dificultam transportar toda a produção oriunda da zona rural.