Apresentação de novas tecnologias e disseminação de informação marcaram o Dia de Campo sobre Sistemas Integrados do Sistema Famato e da Embrapa realizado terça-feira (25.02), na sítio tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop. Cerca de 250 pessoas entre produtores rurais, técnicos e estudantes participaram do evento, que teve dois roteiros tecnológicos disponíveis. Uma das novidades do dia de campo foi a apresentaçãodas pesquisas desenvolvidas pela Embrapa para avaliação das emissões de gases causadores de efeito estufa por diferentes sistemas produtivos.
O roteiro A contou com as estações sobre novas opções de forrageiras para pastagens, manejo integrado de pragas em sistemas agrícolas, agricultura de precisão e sensoriamento remoto e manejo do componente florestal na integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Já o roteiro B teve palestras sobre sistema silvipastoril para a pecuária de leite, bananeira em sistemas agroflorestais, apicultura e mudança do clima e gases de efeito estufa na agricultura.
Segundo o gestor do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, que representou o Sistema Famato no evento, no segundo ano de parceria, os dias de campo mostrarão o desenvolvimento da iLPF nas propriedades. “Estamos iniciando o segundo ano de parceria, agora com dados mais consolidados, já que as pesquisas estão evoluindo tanto na parte agronômica quanto na econômica”, destaca Latorraca.
Para o pesquisador e coordenador dos dias de campo da Embrapa, Lineu Domit, a parceria facilitou a realização dos dias de campo e possibilitou uma maior aproximação com os produtores rurais de Mato Grosso. “Sempre reforçamos que o dia de campo não é transferência de tecnologia, mas uma oportunidade de mostrar as pesquisas que a Embrapa vem realizando para que o produtor busque mais informações posteriormente e a parceria tornou os dias de campo mais atrativos para os produtores”, afirma Domit.
O produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Marcelândia, Agenor Vieira, destaca que participar desses encontros é uma oportunidade de levar mais conhecimento para sua propriedade. “É muito interessante porque nos mostra as últimas tecnologias testadas e aprovadas pela Embrapa, novas técnicas e o que há de mais moderno disponível para que possamos melhorar nosso trabalho”, disse Vieira.
Tecnologias - A grande novidade apresentada no dia de campo foram as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa para avaliação das emissões de gases causadores de efeito estufa por diferentes sistemas produtivos. A Embrapa adquiriu recentemente um sistema automático de coleta de gases, inédito no Brasil, que possibilita uma maior precisão na coleta dos dados. “Como a agricultura é uma das atividades responsáveis pelas emissões, as pesquisas poderão dar subsídios para políticas públicas e para possíveis políticas de crédito rural, como já ocorre com o Programa ABC”, explica o pesquisador Renato Rodrigues.
Dias de Campo – O próximo dia de campo do Sistema Famato e Embrapa será dia 15 de março, na fazenda Brasil, em Barra do Garças. Os eventos ocorrem em propriedades onde estão sendo desenvolvidas as Unidades de Referência Tecnológica (URTs) da Embrapa e também na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop. As URTs são: Fazenda Gamada (Nova Canaã do Norte), Fazenda Bacaeri (Alta Floresta), Fazenda Certeza (Querência), Fazenda Pégasus (Marcelândia), Fazenda Dona Isabina (Santa Carmen), Fazenda Guarantã (Juara) e Fazenda Brasil (Barra do Garças).
A programação completa dos dias de campo será divulgada em breve. Para mais informações entre em contato pelo telefone (66) 3211-4228.