Depois do sucesso do ano passado, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) darão continuidade ao projeto “Futuros Produtores do Brasil” em 2014. A novidade é que neste ano, o projeto será dividido em duas turmas: uma de iniciantes, cujos participantes serão escolhidos pelos Sindicatos Rurais de Mato Grosso, e a segunda com os jovens que participaram da primeira edição do projeto em 2013. Os encontros ocorrerão entre maio e setembro e a programação completa será divulgada em breve.
Com foco em incentivar os jovens, filhos de produtores rurais e empresários do agronegócio, a continuarem na atividade agropecuária, o projeto Futuros Produtores do Brasil busca preparar os herdeiros para assumir os negócios da família. De acordo com o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, o resultado da primeira turma do projeto foi animador. “Ficamos muito contentes em ver o desenvolvimento e o crescimento dos jovens participantes da primeira edição ao longo dos encontros. O entusiasmo pelo setor foi despertado em muitos daqueles que não pensavam ou tinham dúvidas em dar continuidade aos negócios da família no campo”, afirma Prado.
A primeira turma, composta por 30 jovens com idades entre 16 e 24 anos e que devem estar cursando o ensino médio ou até o segundo ano da universidade, será formada por participantes indicados pelos Sindicatos Rurais de Mato Grosso com foco em ampliar a visão do agro. Serão quatro encontros em propriedades rurais consideradas referência na produção de grãos e pecuária. Além disso, os participantes visitarão uma cooperativa, a Bolsa de Valores de São Paulo BM&F Bovespa e ao Porto de Santos.
A segunda turma, composta pelos jovens que participaram do projeto no ano passado, receberá noções sobre desenvolvimento de carreira, empreendedorismo, desenvolvimento interpessoal entre outros. Neste caso, os encontros serão realizados entre maio e setembro em Cuiabá, São Paulo e Brasília.