YoLab será das 10 às 18 horas, na Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no CPA. Quarta edição terá 150 participantes e não há mais vagas
Cuiabá/MT – O quarto episódio do YoLab, evento que reúne profissionais de TI (Tecnologia da Informação) e empreendedores de startups, acontece neste sábado, 15/03, a partir das 10 horas, na Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no Centro Político Administrativo. A programação se estende até as 18 horas. Este ano, o evento vai reunir 150 participantes, 50% a mais do que ano anterior. As inscrições são gratuitas, porém não há mais vagas.
O idealizador do YoLab, Gustavo Peccin, conta que o evento começou como uma reunião informal de profissionais de TI que foi crescendo ao longo dos anos. “Nossa intenção é divulgar informações técnicas e de empreendorismo entre as pessoas que atuam nesse segmento”, resume.
Está programada uma trilha de palestras com cinco, sendo duas no período da manhã e três no período da tarde. O keynote de abertura será realizado pelo renomado profissional Klaus Wuestefeld que já trabalhou em par com Kent Beck, Vinicius Teles e Scott Ambler. Participou da primeira conferência internacional de XP, em 2000, na Itália. Realizou os eventos "Extreme Programming Brasil 2002 e 2004" com a presença de Beck, Ambler, Tom e Mary Poppendieck, entre outros. É pelo manifesto da computação soberana. Lidera projetos de desenvolvimento e treinamento em XP para diversas empresas. Ele faz a palestra Pivot Soberano.
As demais palestras programadas são NoSQL – Onde vivem e como se alimentam?, a ser apresentada por Alvaro Viebrantz; Silvair Frazão fala sobre Desenvolvimento de Jogos com Unity3D, um dos vencedores do Desafio Universitário Empreendedor, primeiro concurso de jogos digitais promovido pelo Sebrae. Ele e os amigos Otto Lopes, 24 anos, e Leonardo Amora Leite, 36, desenvolveram o jogo Fazendinha de Negócios e ficaram em segundo lugar entre os 10 finalistas; e Rodrigo Louzich e Lauro Ojeda fazem a palestra Empreendedorismo Digital no Mundo das Startups. Além disso, haverá apresentação de cases de startups regionais.
O evento, organizado pelo grupo Yodojo, tem apoio do Sebrae, CBANet e RCF Inovações. Estimular o empreendedorismo no segmento de TI, levando uma visão de negócio e de competitividade para os profissionais e empreendedores são os objetivos do Sebrae ao apoiar a iniciativa. “Esse evento surgiu da fusão de dois grupos com interesses comuns, os profissionais do Yodojo e os empreendedores da Startup MT. Eles fazem parte do núcleo de economia criativa porque trabalham com um capital intelectual inesgotável. A economia criativa é uma tendência de mercado”, ressalta Fernanda Arantes, líder do projeto de Economia Criativa, no Sebrae em Mato Grosso.
Trilha do tempo
Desde sua criação, já foram realizados quatro episódios de grande relevância do YoLab. O primeiro foi realizado em 2012, no auditório da UNIC – Universidade de Cuiabá, contou com cerca de 50 profissionais e teve três apresentações voltadas para o desenvolvimento de software.
Realizado em agosto de 2013, a quarta edição do evento demonstrou o amadurecimento e o crescimento do YoLab como um dos mais significantes eventos de desenvolvimento de software de Mato Grosso. Contando com a presença do palestrante nacional Henrique Bastos, o evento teve apoio do SEBRAE e ocorreu no auditório de seu Centro de Sustentabilidade, reunindo mais de 100 pessoas.