Leilão:Detran vai ofertar 220 veículos hoje
Por YURI RAMIRES/Diário de Cuiabá
13/03/2014 - 03:53
Carros apreendidos há mais de 90 dias, conforme prevê resolução do Contran, serão leiloados a partir das 8 horas
Acontece hoje no auditório do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), o leilão de 220 veículos apreendidos há mais de 90 dias, como prevê a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Marcado para às 8h, os interessados em dar lances devem estar no local portando documentos pessoais, comprovante de residência e um cheque caução.
O acumulo de carros, motos e sucatas no pátio do órgão não é novidade. São mais de 5.448 no local. O sistema de leilão vai ser usado pela primeira vez e, por isso, apenas 220 veículos em Cuiabá serão leiloados. “Como é a primeira vez do sistema, estamos sendo mais cuidadosos. Após o leilão de Cuiabá, outros 610 veículos serão leiloados em quatro cidades do interior”, explicou o presidente do Detran-MT, Eugênio Destri.
Uma página na internet foi disponibilizada para os interessados que não vão poder estar presentes no leilão. Porém, as inscrições já estão encerradas. Desde a terça-feira passada, o órgão abriu o pátio para os interessados conferirem de perto os lotes.
Vale ressaltar que os lotes que forem arrematados deverão ser quitados em até cinco dias úteis, e ainda correm o risco de ter os nomes inseridos na Dívida Ativa do estado. Caso o dono de algum veículo esteja no local desejando resgatá-lo será preciso apresentar a documentação quitada. Isso vale para todos os lotes que estão no leilão.
Sobre valores, foi informado pelo Detran, que geralmente eles são correspondente à dívida do automóvel existente do órgão, sendo uma forma de quitá-las. Uma das alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB- Lei 9.503/97) tira do eventual comprador no leilão, os débitos remanescentes do veículo.
O presidente ainda destaca que há previsão de haver um leilão ainda este mês em Sinop, Rondonópolis em Abril e em Barra do Garças, em maio. “É o início de um grande trabalho, junto com outra série de desafios para 2014 dentro do Detran”, finalizou.
Os veículos estão avaliados em diversos valores como, por exemplo, uma moto avaliada em R$ 200, um Fiat Strada em R$ 3.500. Ressaltando que se trata de um leilão, e quem der o maior lance, leva.