Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Campanha que combate a violência contra a mulher realiza seminário
Por Andreza Pereira-Ascom Unemat
13/03/2014 - 03:24

Foto: assessoria

Em continuidade à campanha “Sim, para defender uma mulher, vamos meter a colher!”, coordenada pelo Centro de Referência em Direitos Humanos da Universidade do Estado de Mato Grosso, foi realizado hoje,12,um seminário com o tema “Violência de Gênero e Políticas Públicas”. Compuseram o dispositivo de abertura a professora Edna Sampaio, coordenadora do centro e Angelina Costa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A palestrante do seminário foi Izabel Solysko.Ela é assistente social e atua no Centro de Referência de Mulheres da Maré, no Rio de Janeiro.Começou a sua fala sublinhando que os avanços no que tange ao reconhecimento e ampliações dos direitos da mulheres só foram possíveis após uma intensa mobilização política e atuação dos grupos feministas.Prosseguiu trazendo o conceito de gênero, enfatizando que aprende-se socialmente modelos daquilo que é esperado do comportamento feminino e masculino.

Em seguida, introduziu a ideia de violência de gênero, falando da trajetória histórica que fez com que a violência doméstica deixasse de ser vista como algo menor ou desmerecedora da intervenção do Estado. “A violência contra a mulher não pode ser entendida como um acontecimento pontual fruto de discordâncias interpessoais, mas como um fenômeno social recorrente.”

Trouxe ainda números sobre a violência contra a mulher no Brasil e no município. Estima-se que uma mulher é espancada a cada 24 segundos no país e Cáceres é a terceira cidade com maior número de casos de violência contra a mulher no Estado. “Entender a violência é entender as desigualdades nas suas diferentes realidades e somatórias”.

Chegando ao final de sua fala, a pesquisadora ressaltou o trabalho em rede em defesa dos direitos da mulher que vem sendo realizado em Cáceres. “ Vemos vários setores da sociedade envolvidos com a atuação da universidade. Esta relação com um centro de ensino pode ser muito profunda e instrumentalizar as pesquisas realizadas sobre o tema”.

Em seguida, foi aberto um espaço para questões e manifestação da plateia. A campanha prossegue com sua programação amanhã,13, promovendo colóquios a partir das 13h sobre tópicos como “O lugar da mulher na política” e “Gênero e Educação”. A participação é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail crdh@unemat.br ou por telefone na sede do Centro de Referência em Direitos Humanos da Unemat: (65) 3222-1568.

Carregando comentarios...

Educação

Unemat: Adriano sai, Dionei assume

12/03/2014 - 07:49
Saúde e Bem Estar

Pele negra também precisa de cuidados específicos

11/03/2014 - 15:35
Anúncios e Comunicados

SINE Comunicado

11/03/2014 - 13:28