Há exatos 100 anos, a Expedição Roosevelt-Rondon passava pelas terras de Mato Grosso. Para resgatar a história, um grupo de escoteiros está refazendo, desde sexta-feira (18), uma pequena parte do trajeto percorrido pelo então presidente americano Theodore Roosevelt e sua tropa sob a liderança de Marechal Cândido Rondon. A expedição tinha como objetivo a exploração da região e coleta de dados científicos, como a descobertas de novas espécies de animais e insetos.
A ideia de resgatar a história de Rondon partiu do Grupo Escoteiro Uniselva, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Conforme o planejado, os integrantes, jovens de 15 a 21 anos, vão refazer o caminho de Roosevelt pela região de Cuiabá, passando pela Fazenda São João, sede da expedição original, no começo do século XX.
Ao todo, serão 40 quilômetros que o grupo irá percorrer – a expedição original andou milhares de quilômetros. O trajeto será feito parte em cima de bicicletas e o restante a cavalo. A aventura deve terminar na tarde de domingo (20), em Santo Antônio do Leverger.
De bicicleta, serão 30 km até a comunidade de Varginha, na base do Morro de Santo Antônio, onde o grupo se reunirá com jovens da comunidade local. Será apresentado um vídeo produzido pelos escoteiros voltado para a expedição. Além disso, pesquisas de solo, fauna, flora e atividades econômicas também foram inseridas na programação.
Uma cavalgada começou na manhã de sábado até a comunidade de Engenho Velho. Já no domingo pela manhã, o grupo ruma à cidade de Santo Antônio de Leverger.
Antes da partida, a professora universitária e escotista, Vânia Arantes, comentava que além de desenvolver o conteúdo histórico, a expedição iria trabalhar com o físico, intelectual e social dos participantes e das comunidades envolvidas.
“É muito importante relembrar a história de Mato Grosso. Nessa expedição, muita coisa da nossa terra foi levada para os museus dos Estados Unidos. Eles souberam extrair da experiência. E nós? Da história de Rondon, apesar de rica, pouca coisa se encontra”, ressalta.