A procura pelas vacinas contra a febre aftosa ainda é baixa no comércio de Mato Grosso. O comércio das doses está liberado desde o dia 28 de abril e deve seguir até o final do mês de maio. Nesta campanha, a previsão é que sejam imunizados 12 milhões de animais com idades entre 0 e 24 meses.
Em uma revendedora de produtos agropecuários de Cuiabá menos de 10% do estoque adquirido, de 15 mil doses, foi comercializado até esta sexta-feira (02). Segundo a responsável pelo setor na loja, Erika Woitovicz, a movimentação só começou a aumentar agora. “A procura está bem abaixo do esperado”.
Para a vendedora, um dos motivos para a baixa procura seria a falta de informação por parte dos pecuaristas. A vacina foi liberada para ser comercializada na segunda-feira (28), três dias antes da campanha. O motivo da autorização antecipada pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea – MT) seria o feriado em 1º de maio, que dificultaria o acesso ao produto.
Controle sanitário
Criadores de bovinos e bubalinos de Mato Grosso, com exceção da região do Pantanal, tem até o dia 31 de maio para realizar a vacinação em seu rebanho com menos de dois anos de idade. O prazo para a comunicação ao órgão competente é até o dia 10 de junho e pode ser feito pelo site do Indea ou pelo 0800-65-3015.