Incêndio destrói escola em Cáceres
Por Jornal Expressão
26/06/2012 - 09:34
Um incêndio supostamente criminoso destruiu parcialmente, na madrugada desta terça-feira, a biblioteca da escola estadual “Professora Ana Maria das Graças Noronha” no bairro COHAB Nova, em Cáceres. Cerca de 4 mil livros didáticos foram consumidos pelo fogo. O acervo só não foi totalmente destruído porque, o Corpo de Bombeiros, foi acionado a tempo de conter que as chamas se alastrassem para outros setores do prédio.
O guarda Fabiano de Assis Souza, disse que o incêndio começou por volta das 4h pela lateral da janela da biblioteca. “Quando conclui a volta no quarteirão da escola vi fumaça saindo pela fresta da janela. Imediatamente liguei para o Corpo de Bombeiros” contou. Além de milhares de livros, o fogo destruiu o forro do prédio e dois computadores, doação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
O Corpo de Bombeiros diz que só a perícia poderá afirmar com segurança o que teria provocado o incêndio. Porém, há suspeita de que tenha sido criminoso. “Só pode ter sido vandalismo. O fogo começou, exatamente, na janela que não fechava totalmente” assegurou a bibliotecária Edna Sebastiana da Silva Custódio. Para reforçar a suspeita o guarda diz que na noite anterior fechou o portão do fundo que dá acesso a biblioteca e ele amanheceu aberto. “Tenho certeza que encostei o portão e hoje amanheceu aberto”.
A escola “Professora Ana Maria das Graças Noronha” é uma das mais antigas da cidade. Foi fundada há, 25 anos. Conforme a direção estão matriculados cerca de 950 anos, nos períodos matutino, vespertino e noturno. A escola é dirigida pela professora Jane Deloti, que está em Cuiabá, participando de um curso oferecido pela Secretaria de Estado de Educação.