Brasil começa a importar couro bovino da Bolívia
Por Diário de Cáceres
26/06/2012 - 18:29
Foto: DC/Natanael Ferrarezi, fiscal da Uvagro
Começa esta semana a importação de couro bovino da Bolívia, a partir da fronteira de Cáceres. Foram mais de cinco anos de espera e a importação foi autorizada pelo Ministério da Agricultura e será monitorada pela UVAGRO/Cáceres-Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional. O fiscal federal agropecuário Natanael Ferrarezi, responsável pela unidade, informa que foram cinco anos de negociação e muita expectativa por parte da Bolívia, que recentemente começou a exportar também carne bovina da região de fronteira para alguns países do Mercosul.
O couro, salgado, vem de um frigorífico de San Ignácio, para abastecer o curtume Panorama, em Cáceres. A empresa brasileira construiu uma estrutura, em termos populares uma "salgadeira", na região da Corixa, para que os couros passem pelo período de quarentena, que na verdade são 28 dias, período em que será ressalgado com carbonato de sódio a 2%, para então sair e ser levado até o curtume. A entrada e saída do produto na salgadeira será acompanhada pelo Instituto de Defesa Agropecuária -INDEA.
A primeira remessa, que deve chegar na sexta-feira, será de 700 couros, mas a expectativa da Bolívia é exportar 4 mil couros/mês.
O fiscal afirma que a importação inaugura uma nova era nas relações comerciais entre o Brasil e a Bolívia, especialmente na área animal. "É uma nova fase nas relações internacionais entre os dois países, e que era muito esperada pelo lado boliviano. Abre portas no setor e, futuramente, poderão ocorrer importação de carne e outros produtos".
Em relação ao temor do lado brasileiro pela questão da febre aftosa, o fiscal explica que o lado boliviano da fronteira está cada vez mais consciente e seguindo as normas da vacinação. "E o processo da entrada do couro será acompanhado de forma bastante rigorosa, para garantir que não haverá problemas. Tudo dentro das regras sanitárias brasileiras".