Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Conheça os benefícios do ócio
Por Erika Andersen- Forbes Brasil
29/05/2014 - 18:38

Foto: ThinkStock

As ideias mais úteis e inesperadas geralmente aparecem quando não se está sendo produtivo. Quantas vezes você descobriu uma ligação importante ou encontrou a saída para um grande problema enquanto estava no banho, olhando a paisagem ou dando uma volta?

 

Novos estudos de neurociência começam a explicar porque sonhar acordado muita vezes resulta em descobertas. O cientista Andrew Smart notou que quando estamos em um estado mental relaxado e positivo, o cérebro volta-se para si e, como consequência, acessa algo chamado de ''modo padrão da rede neural''.

 

O modo padrão da rede neural é como uma série de escadas de avião em diferentes lugares e, geralmente, sem ligações do cérebro. E é por isto que são tão cruciais. Quando o cérebro entra em estado ocioso, essa rede subconscientemente agrupa pensamentos perdidos, criando conexões aparentemente randômicas que permitem olhar um problema antigo sob uma nova luz.

 

Infelizmente, a vida e o trabalho no século 21 não foram programados para que sobre algum tempo livre: o dia-a-dia contemporâneo está repleto de obrigações e distrações. As pessoas constantemente se gabam (fingindo reclamar) de não terem tempo para viajar, ficar com os amigos ou malhar. E quando há alguma brecha, a primeira coisa que fazem é mexer em seus smartphones.

 

Mesmo assim, ainda existem maneiras de criar seu tempo ócio e dar ao seu cérebro a chance de fazer a mágica para a qual está programado.

 

Encontre momentos dentro da sua rotina; mesmo cinco minutos sem fazer nenhuma atividade já apresentam benefícios. Por exemplo, levante da sua mesa e vá pegar um copo de água ou café. Dar uma volta no quarteirão e observar as pessoas, respirar fundo, rejuvenesce o pensamento e induz a criatividade.

 

Crie ‘’ilhas de silêncio’’. Se você tem um problema para resolver, ou quer entender uma situação complicada de outra maneira, manter-se afastado do resto do mundo por cerca de uma hora pode ajudar muito. Pense em qualquer lugar em que você tem certeza que não será perturbado e deixe sua mente ''trabalhar''.

 

E mais importante de tudo, faça a escolha de dar ao seu cérebro a oportunidade de entrar no modo padrão da rede neural. Todos os dias, há várias situações onde você pode continuar pensando no trabalho ou se permitir refletir. Seja esperando na fila ou no elevador, a decisão de respirar fundo e devanear é sua.

 

Mais tempo ocioso vai ajudar a resolver os piores problemas, criar novas maneiras de superar obstáculos e melhorar sua visão de sucessos futuros.

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,29

29/05/2014 - 10:17
Cidades

Pesquisa: suicídios crescem 17%

29/05/2014 - 09:41