Na semana passada, véspera do jogo entre Chile e Austrália, os torcedores ‘gringos’ já tomavam Cuiabá. Hoje a Arena recebe Rússia e Coreia do Sul, e to me perguntando, cadê os torcedores? É fato, nenhuma torcida vai superar a bagunça que os chilenos fizeram na cidade. E que bagunça...
Na última sexta-feira, após a vitória da seleção chilena, a Praça Popular se tornou o ponto de encontro dos torcedores. Não demorou 20 minutos após o termino da partida, eles começaram a chegar. O hino mais cantarolado nos últimos dias podia ser ouvido de longe, como um sinal: Estamos chegando e vitoriosos. “Chi-chi-chi-lê-lê-lê!”.
Os cuiabanos que lá estavam, honrando a fama de ser um bom anfitrião, se levantaram para bater palmas. Os chilenos com o peito estufado entraram na festa. Não demorou muito para o DJ de um dos bares do local começar a tocar o hino nacional do país. Aí sim, foi como se os turistas se multiplicassem. E no meio deles, nós cuiabanos, e alguns australianos.
Bebendo cachaça pura, colocada dentro de um cantil, eles não perdiam tempo. Passava uma menina, pediam para tirar foto e de repente, as enrolavam na bandeira chilena. Era gritos e mais gritos. Se os brasileiros têm a fama de ser festeiro, o que dizer dos chilenos?
Os australianos, tadinhos. Sabe aquela “beleza não põe mesa”? Então, não põe mesmo. Faltou simpatia, faltou harmonia, faltou entrar na festa. Lá na Praça não se misturaram muito não. E como celebridades, se recusaram a posar para fotos com o pessoal. Mais um ponto pro Chile. Que saudade da torcida chilena.
Diferente da última semana, ainda não vi uma massa significante dos torcedores da Rússia ou da Coreia. Vai ser difícil para os cuiabanos superarem os chilenos. Há quem diga que a semana começou até mais triste, sem gritos pelo centro, shoppings...
Foi na última semana, também, que vimos todas as críticas contra a Copa em Cuiabá irem por água abaixo. No mais deu tudo certo. Arena funcionou bem, o transporte também. O Fan Fest então... pelo menos no primeiro dia superou as expectativa.
Ainda temos mais três jogos para sediar. Vai torcida, vem torcida, mas a certeza é a mesma. Nada vai superar a torcida chilena. Resta agora esperar pela Colômbia, que também deu um show no Mineirão no final de semana. É oficial, está tendo Copa e a gente está gostando demais.
YURI RAMIRES é repórter