A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) emitiu nesta segunda-feira (07) comunicado expondo a preocupação dos produtores rurais com a série de furtos de produtos agrícolas nas propriedades rurais. Entre os mais cobiçados estão os defensivos, cujos custos de aquisição chegam a mais de 40% do total da despesa com os insumos e podem representar R$ 603,64 em investimentos sobre cada hectare.
"Os produtores rurais de Mato Grosso estão apreensivos com a segurança em fazendas. No último mês, a Associação recebeu relatos de furtos de defensivos agrícolas em quase todas as regiões do estado", disse a entidade.
No Leste do estado foram denunciados pelo menos três furtos simultâneos nas fazendas, em uma espécie de arrastão, segundo a direção regional da entidade na região. No Oeste, produtores também foram vítimas.
Ainda em nota, a Aprosoja afirmou que estuda a criação de uma cartilha com dicas de prevenção e segurança ao produtor rural. Estes temas devem ser absorvidos pelo programa Soja Plus, sobre boas práticas de gestão desenvolvida entre Aprosoja-MT e Abiove.
“A ideia é informar e capacitar o produtor rural para evitar esse tipo de sinistro. Vamos elaborar uma cartilha com dicas de prevenção e segurança nas propriedades rurais”, afirmou o gerente de Planejamento da Aprosoja-MT, Cid Sanches.