Aconteceu durante todo o dia deste domingo (06.07), o Arraial da Associação dos Produtores Rurais do Piratuanga (Apropira), região rural de Cáceres, MT. O evento, que acontece desde 2007, foi acompanhado de perto pelo vereador Marcinho Lacerda, que prestigiou a festa marcada pela inauguração das novas instalações da sede da associação, localizada há cerca de 10km do centro de Cáceres.
“Trata-se de uma região de grande importância para Cáceres, uma vez que agrupa um complexo turístico maravilhoso e de grande potencial em uma cidade que já possui uma infraestrutura na área, mas que precisa ser consolidada efetivamente. A Apropira tem todo o nosso apoio, por meio da Câmara Municipal, e esperamos que, juntamente com o Executivo, consigamos estabelecer políticas que amparem os produtores da região”, afirmou o vereador.
De acordo com a vice-presidente da Apropira, Valdete Ribeiro, o evento tem como principal objetivo a fomentação das ações de apoio aos familiares da região, com o objetivo de dar mais viabilidades para o desenvolvimento do turismo e da agricultura familiar. “Temos bastante dificuldades para realizar nossos trabalhos, por isso criamos a associação, com o intuito de tornar nossos sonhos concretos e nosso trabalho viabilizado”, afirmou.
A Apropria foi fundada em 2007 e possui 42 famílias da região filiadas ao grupo. A meta, de acordo com Valdete, é alcançar todas as 80 famílias da área, que comporta importantes pontos turísticos de Cáceres, como a lagoa Água Milagrosa e o complexo Balneário Ponta do Morro. “Com apoio estamos conseguindo estruturar essas áreas. Um exemplo disso é a trilha ecológica, que está em pleno funcionamento”, afirmou.
Para a secretária da Associação, Marcília Ferreira, o evento foi um sucesso. “A festa já faz parte do nosso calendário de eventos desde a fundação da apropria. Neste ano mais de 1000 pessoas marcaram presença”, afirmou.
A viabilização do terreno para a construção da sede foi possível graças a doação de Paulo Costa Marques, um dos primeiros fundadores da Apropira. Aos 93 anos de idade, também participou do arraial e falou um pouco sobre a doação. “Há muito tempo a Apropira necessitava de uma sede própria, por isso decidi ajudar”, concluiu.