Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Em 40 dias, DNIT vai instalar seis radares eletrônicos na Serra do Mangaval
Por Diário de Cáceres
16/07/2014 - 10:41

Foto: arquivo

Serra: três quilômetros de trecho perigoso, que requer atenção redobrada e prudência do motorista

 

O superintendente Regional do DNIT/MT, Luiz Antônio Ehret Garcia, confirmou na manhã desta quarta-feira,16, a instalação de seis redutores de velocidade (radares eletrônicos) na extensão da BR 070 que compreende a Serra do Mangaval, em Cáceres. O local é considerado perigoso e é palco de acidentes constantes, a maioria com vítimas fatais.

Segundo Luiz Antonio, está sendo feito o estudo para a definição dos pontos da serra onde serão instalados os redutores. “A intenção do DNIT não é multar, e sim coibir o excesso de velocidade de forma segura. Para isso, o equipamento deve ser instalado em local apropriado, onde o motorista possa ter visualização e tempo de reação para diminuir a velocidade com segurança, sem causar acidentes com freadas bruscas”.

Após o estudo, o processo será  encaminhado na próxima semana para o DNIT em Brasília/DF, de onde é emitida a ordem de serviço. “Trabalhamos com a margem de tempo de 40 dias para ter os redutores instalados”-informou o superintendente do órgão em MT.

A medida atende o clamor popular e o pedido feito pelo prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, através de ofício datado do último dia 15, onde ele expõe a situação e pede a instalação de radares. “O registro elevadíssimo de acidentes ao longo dos anos, e os acidentes ocorridos nos últimos 30 dias, de enormes proporções e repercussão nacional, ceifando vidas, deixando pessoas com  traumas psicológicos e seqüelas físicas, por si justificariam nosso pedido. Mas há ainda a questão de danos materiais, as avarias causadas na própria rodovia, as perdas parciais ou totais de veículos e cargas, e ainda o custo ao Estado, desde o socorro e atendimento emergencial no local, como despesas hospitalares, pagamento de seguros,etc. O foco, porém, é salvar vidas”-informa o prefeito.

O acidente de grandes proporções que desencadeou o pedido de solução rápida ocorreu  no dia 6 último,  fato que envolveu 11 veículos, ceifou quatro vidas e deixou 16 feridos.

A Serra do Mangaval se inicia a 36 km de Cáceres,sentido Cuiabá, e tem três quilômetros de extensão. Apesar de ter pista em boas condições e a sinalização exigida, os redutores serão um recurso a mais, devido ao alto incidente de acidentes registrado ao longo dos anos.

 

Carregando comentarios...

Artigos

O fim da festa

16/07/2014 - 09:02
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,15

15/07/2014 - 11:34
Cidades

Queimadas estão proibidas no Estado

15/07/2014 - 09:00
Saúde e Bem Estar

Projetos visam vida melhor para a 3ª idade‏

14/07/2014 - 17:53