Cáceres tem 15 mil terrenos baldios
Por Diário de Cáceres
12/07/2012 - 10:06
Quinze mil terrenos baldios e 50% deles sujos. Esta é a estimativa da Vigilância Sanitária de Cáceres, dentro de levantamento feito pelo próprio município. Nestes casos, a equipe da Visa atua através de denúncia, procurando o proprietário e o notificando. Este é o primeiro passo, mas existe uma Lei Municipal que permite a aplicação de multa aos proprietários que, já notificados, não cuidaram na manutenção do imóvel.
Benedito da Silva, coordenador da VISA, informou que a campanha de fiscalização nos imóveis vistpriados e notificados e que serão multados está para começar.
Estes terrenos, com mato alto, servem muitas vezes de depósito de lixo e se transformam em criadouros de larvas de mosquitos da dengue.
Segundo Benedito, em três meses o município teve confirmado o registro de apenas oito casos de dengue. Mas não pata ter uma estimativa real, pois muitas pessoas passampela dengue sem realizar o exame que comprova a doença.
Ainda segundo a Vigilância, a preocupação aumenta quando se vê que o maior número de focos de criadouro está nos quintais de residências. "Muitas vezes, a primeira vista, é um quintal limpo, mas ao ser vistoriado, contem recepicientes que acumulam água, especialmente vasos com plantas. Aí é que está o perigo, e a população precisa, de uma vez por todas, entender que a dengue só se combate com a prevenção, com a limpeza dos imóveis e retiradas de recepientes considerados 'lixo da dengue'.