Indea alerta sobre importância de vacinação contra a raiva animal
Por Diário de Cáceres
12/07/2012 - 08:35
O médico veterinário Adriano Araújo, do Instituto de Defesa Animal/polo Cáceres, informa que o município já registrou este ano quatro focos de raiva.
A doença é transmitida pelo morcego hematófago, ao sugar o sangue do animal, "A doença-disse ele- é fatal, atinge de mamando a caducando e só a vacina protege. Por isso a necessidade do produtor vacinar seus rebanhos".
O animal infectado começa a emagrecer, apresenta sintomas como cegueira e agressividade, e morre em poucos dias.
Além da vacina, uma forma de prevenir a doença é a captura dos morcegos, que é feita por uma euqipe do Indea, formada por médicos veterinários capacitados e imunizados contra a doença,
Além de Cáceres, o Indea regional registrou foco emoutros três municípios: Porto Esperidião, Glória do Oeste e Miraddol do Oeste. As equipes estão realizando trabalho em campo e pedem para que os moradores rurais comuniquem caso encontrem abrigos de morcegos nas propriedades, para que seja feita a captura.
A propriedade onde ocorre um foco fica isolada num raio de 15 km enquanto todo o rebanho é vacinado, além de cada animal ter sangue coletado para exames, A doença pode também atingir o homem, tanto na zona rural como urbana, por isso a importância da comunicação ao Indea quando encontrados morcedos em forros de beirais de casas, cavernas ou gretas em encostas na zona rural."A doença é fatal e, além do sofrimento do animal, o prejuízo do produtor pode ser grande. Portanto, o Indea convoca a todos para que vacinem seu rebanho"-conclui Adriano.