O governo do Estado inaugurou ontem o Centro de Monitoramento das Tornozeleiras Eletrônicas. “Após dois anos, o Governo do Estado conseguiu concretizar esta ação que vai contribuir de forma decisiva para o controle da criminalidade e, mais do que isso, vai agilizar a ressocialização dos recuperandos, objetivo principal da pasta”, avaliou o secretário de Justiça e Direitos Humanos Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, para quem a inauguração é um marco para Mato Grosso.
Carvalho destacou os benefícios financeiros da política implementada pelo Estado. “Com a possibilidade de controlar cada movimento do recuperando por meio do monitoramento, o governo não precisará mais mantê-lo no sistema penitenciário, consequentemente, os gastos com alimentação e assistência médica cairão drasticamente”.
As 5 mil tornozeleiras disponibilizadas pelo Executivo ao Judiciário – 2 mil de imediato –, vão "desafogar" o sistema prisional mato-grossense, que hoje contabiliza um déficit de 2.800 vagas. O valor total investido pelo Estado na locação das tornozeleiras ficou em R$ 214,50 por equipamento. Outro ponto positivo, também na área econômica, é a diminuição de custos com contratação de pessoal e ampliação de infraestrutura.
Estudos mostram que recuperandos beneficiados com estas práticas demonstram melhoria no comportamento quase de imediato e a possibilidade de ressocialização aumenta. (Com assessoria)