Por Hipernotícias
21/09/2014 - 16:39
A Polícia Judiciária Civil e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) estão mobilizados na localização do aeronave da candidata ao governo do Estado, Janete Riva (PSD). A aeronave King Air, modelo C90GTI, prefixo ATY foi roubada no início da tarde de sábado (20), no aeroporto do município de Pontes e Lacerda, com os com dois pilotos a bordo. Até o momento nenhum contato foi feito que possa revelar o paradeiro dos pilotos.
Além da candidata, o deputado José Riva, seu esposo e o candidato ao Senado pela Coligação Viva Mato Grosso, prestam apoio às famílias dos pilotos. Janete e José Riva pedem a ajuda da população, para que qualquer pista que possa ajudar na localização da aeronave seja informada às autoridades que investigam o caso, e assim, possam encontrar os pilotos. O apelo foi feito durante uma coletiva de imprensa em sua residência neste domingo (21), em Cuiabá.
A falta de informações sobre o paradeiro do piloto Evandro Rodrigues Abreu e o copiloto Rodrigo Frais Agnelli, levados pelos bandidos, é motivo de angústia e aflição para seus familiares. Evandro tem dois filhos, um menino de 14 anos e uma menina de 10, e Rodrigo é pai de um bebê de 40 dias.
“A aeronave tem seguro e não nos preocupa. O nosso sentimento de dor é pelos dois pilotos que estão sequestrados. Conhecemos o Evandro há mais de 20 anos, e o Rodrigo trabalha conosco há mais de um ano. O que conforta, neste momento, é saber que nesses tipos de sequestros os pilotos são liberados em média de três dias depois”, disse Janete durante a coletiva.
A candidata suspendeu a agenda de campanha para o final de semana. Janete refutou a possibilidade de que ela e os integrantes da comitiva fossem alvo dos bandidos. No avião haviam vários documentos pessoais e notas fiscais de gastos de campanha, além de aparelhos eletrônicos e objetos pessoais. As primeiras informações dão conta de que duas caminhonetes deram suporte aos bandidos que sequestraram a aeronave.
A aeronave pertence à família Riva, mas não consta na declaração de bens feita à Justiça Eleitoral porque, segundo a candidata, foi adquirida recentemente por meio de leasing (financiamento semelhante a um aluguel) e só será será transferida para o nome de Janete após o término do pagamento. O seguro do avião está em nome da empresa “Floresta Viva”, de propriedade da candidata.
NA BOLÍVIA
O delegado regional de Pontes e Lacerda, José Emílio Gadioli, informou que a Polícia Civil fez contato com as autoridades bolivianas no mesmo dia do roubo. Os investigadores trabalham com a hipótese de que a aeronave foi levada ao país vizinho para uso do narcotráfico.
"Temos contato direto com a polícia boliviana e enviamos uma equipe para lá. Esperamos o retorno dessa equipe com mais informações", disse o delegado.
Conforme a Polícia Civil apurou, não houve testemunhas da ação dos bandidos. O aeroporto fica distante da área urbana da cidade de Pontes e Lacerda. Além disso, as informações são de que o avião não teria combustível para ir muito longe. Os policiais acreditam que a aeronave conseguiria chegar até Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde conseguiria reabastecer.
A expectativa da Polícia Civil é de que os dois pilotos façam contato nas próximas horas ou dias, uma vez que o objeto de interesse da quadrilha seria o avião. As buscas pelo avião e pelos pilotos estão sendo feitas pelas polícias Civil, Militar, Federal e pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron).