Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cacerenses 'de coração' são homenageados pela Câmara de Vereadores
Por assessoria Câmara de Vereadores
04/10/2014 - 08:38

Foto: assessoria

‘Quando chegamos em Cáceres em 12 de agosto de 1986, viemos para trabalhar, criar nosso filhos e contribuir com desenvolvimento da cidade. Há 28 anos temos feito isso com uma enorme dose de amor a esta terra que nos acolheu tão bem’.

As palavras são da professora Rosa Amaral Vitorino, fundadora do Centro de Educação Anália Franco (CEAF), que por indicação do vereador Tarcísio Paulino (PSB), foi uma das dezenove pessoas agraciadas no ultimo dia 1 de outubro com o Título de Cidadão Cacerense.

A solenidade abriu as comemorações dos 236 anos de Cáceres e marcou a comemoração do Dia Nacional do Vereador.

Além da diretora do CEAF, Tarcísio ainda indicou a comenda ao empresário José Carlos Job, que há mais de duas décadas reside na cidade onde atua no ramo da construção civil.

Duas outras homenagens foram muito aplaudidas durante a solenidade. As feitas a dois antigos servidores da prefeitura, admirados pelos colegas e pela maioria dos que são atendidos por eles.

O auxiliar de serviços gerais e vigia, Valdir Lima de Andrade recebeu o Título de Cidadão Cacerense por indicação do vereador Domingos Santos (PSC).

Já o eletricista Ismael Sortica Gomes, que acaba de completar 50 anos de serviço ao município, foi homenageado pelo vereador Edmilson Tavares (PMDB). Emocionado, o sul-mato-grossense de Miranda, contou que chegou em Cáceres em 1960 e foi muito bem recebido.

A homenagem foi elogiada pela contadora aposentada da prefeitura, Atair Viegas presente na solenidade. ‘Justíssima homenagem’, ponderou.

Além de Sortica, o vereador ainda concedeu a honraria ao empresário Francisco Assis Vieira e a comerciante Zulmira Zeferini de Araújo.

Também foi marcante a homenagem feita por indicação do vereador Salmo Cesar da Silva (PROS), ao professor gaúcho Gilmar Fiorini. Além dele, salmo também concedeu a comenda ao major do Gefron, Agilson Azizes Ferreira.

Por indicação do suplente Odenir Nery (PRTB), os professores Nivaldo Teodoro de Mello e Antônio Fernando do Amaral também foram agraciados com o título.

Paulista de Pereira Barreto, Fernando está em Cáceres desde 1978 e foi diretor das escolas senador Mario Motta e Leopoldo Ambrósio Filho.

Entre as centenas de ex-alunos, três estavam presentes no plenário. Os vereadores Domingos dos Santos (PSC), Edmilson Campos (PR) e o jornalista Gonzaga Júnior, todos egressos do Mário Motta.

A vereadora Valdenira Dutra Ferreira (PSD), indicou para receber a homenagem a delegada Elisabete Garcia dos Reis, o comandante do Corpo de Bombeiros, Vicente Manuel de Deus Neto e a vice-prefeita Eleine Liberato Dias, que nasceu no Rio Grande Norte.

O musico Adão Cardoso (Adãozinho da Harpa), o padre Antônio Rogério Gonçalves e o comandante da Marinha, Josinaldo de Sousa Sobrinho foram homenageados pelo vereador Marcinho Lacerda (PMDB).

Quem também teve o trabalho reconhecido foi o empresário Valdeci Rodrigues da Costa, paranaense de Arapongas que está em Cáceres desde 1980. Ele foi responsável pela Secretaria de Obras do município durante o ano de 2013, e foi indicado pelo vereador Manoel Inácio (PSDB).


Já o presidente da Câmara, Alvasir Alencar (PP), concedeu a comenda ao contra-Almirante da Marinha, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, carioca de Duque de Caxias, que lidera as ações cívico sociais da corporação no 6º Distrito Naval que tem beneficiado diretamente a cidade. O outro homenageado pelo vereador foi o empresário Vicente Leite de Figueiredo Filho, o Junior da Rose Joias, cearense radicado na cidade há anos.

O prefeito Francis Maris (PMDB), participou da solenidade. Ele parabenizou os vereadores pela passagem do Dia do Vereador e destacou a importância da Câmara. Francis citou que um dos desafios para ser vencido para que Cáceres consolide seu desenvolvimento e a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo.

Falando em nome dos homenageados, o contra-Almirante Edervaldo Teixeira, afirmou que o vereador é o politico mais importante do País pois é ele que lida diretamente com a população.

Ele narrou a sua trajetória de vida e disse que tudo que conquistou na vida foi graças aos estudos por isso a classe politica cacerense deve priorizar a educação.

O padre Rogério Gonçalves também usou a tribuna e relatou que o reconhecimento fortalece alma e da a certeza que o trabalho está no rumo certo.

Já o vereador Edmilson Campos (PR) que pelo segundo ano consecutivo falou em nome dos colegas, elogiou as escolhas e ressaltou que a concessão da comenda é uma das diversas atribuições do vereador. Ele também lembrou da iniciativa do cacerense Hênio Maldonado que criou o dia e o hino do vereador, que poucas vezes tem seu trabalho reconhecido.

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,03

03/10/2014 - 10:42
Artigos

Eu venci uma batalha

02/10/2014 - 13:26