Ouço muitas pessoas dizerem que seus cães são hiperativos, ansiosos, possuem comportamentos compulsivos e etc. E imaginam que, por possuírem grandes quintais faz-se desnecessário caminhar com seu cão, mas isto é um grande equívoco. Ainda que, um quintal por maior que seja não substitui um passeio na rua, já que é um local conhecido e estático. Os cães são animais sociais e com alta motivação para o comportamento exploratório. Dessa forma, para eles é muito importante poder explorar, farejar e caminhar pelo ambiente em que vivem.
A socialização do cachorro é fundamental para qualquer situação, principalmente quando filhotes, pois aprendem com mais facilidade, e este aprendizado ficará na memória do cão por toda sua vida.
O tempo que você passa ao caminhar com seu cachorro influência no comportamento dele diante da sociedade e também dentro de casa, começa a ficar mais sociável com pessoas, barulhos e lugares diferentes, melhorando muito o elo entre você e pessoas que frequentam sua casa tornando-o mais dócil, com nível de energia controlado e em muitos casos, respeitando limites .
Dentre os benefícios do passeio, podemos citar o controle de peso, aumento da massa muscular, resistência física, preparo cardiopulmonar (que influenciará na expectativa de vida do animal), além de estímulos e apuramento dos sentidos da audição e olfato, como também diminuição do estresse.
E para um bom passeio, são necessários alguns quesitos, como: o cão deve andar ao seu lado, sem puxar a guia proporcionando relaxamento e submissão e você um líder da matilha; não passeie com seu cachorro sem a coleira, ele pode sair de maneira imprevisível de perto de você e se acidentar com um carro ou uma briga com outro animal; não dê muita água ou comida antes do passeio para evitar congestões; dê preferência aos horários de manhã ou o final da tarde e procure caminhar pela sombra, pois o asfalto muito quente pode ocorrer queimaduras nas patinhas que são muito sensíveis ao calor; claro, sem esquecer que as vacinas devem estar em dia, bem como vermífugos e visitas anuais ao veterinário.
Devemos sempre promover a interação social de nossos cães com outros cães a fim de garantir o bem estar deles. Além do passeio nas ruas, é preciso passeios em parques, onde ele possa interagir de maneira mais ativa com outros cães, pessoas e barulhos distintos. É de suma importância respeitar o limite físico do cão, pois conforme ele habitue com as caminhadas, você pode aumentando as distâncias gradativamente.
Mônica Vignardi Coorrea
Adestradora e Consultora Comportamental