Aproveite últimos dias para rever conteúdo e ver provas anteriores. Enem será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro.
Faltam nove dias para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 8 e 9 de novembro, e a dica nesta contagem regressiva do G1 é sobre como o estudante pode se preparar para os estilos de questões que vai encontrar na prova. É importante nesta reta final que o candidato saiba como o conteúdo que ele aprendeu no ensino médio é apresentado no Enem.
Alessandra Venturi, orientadora educacional do Cursinho da Poli, de São Paulo, explica no vídeo acima as principais diferenças entre o Enem e os vestibulares tradicionais. Alessandra comenta que no Enem é possível encontrar várias disciplinas em uma mesma questão. O vestibular tradicional trabalha mais nas questões uma única disciplina, o Enem tem um olhar muito mais interdisciplinar. "O interessante é que em uma única questão é possível encontrar várias disciplnas da mesma área de conhecimento", afirma.
Para isso, duas coisas são muito importantes: fazer simulados preparados levando em consideração algumas características das provas do Enem, como por exemplo a interdisciplinariedade nas perguntas, e resolver as provas anteriores do exame.
Os estudantes podem ver o estilo das questões do Enem no simulado Geekie Games, que também está disponível com o aplicativo para o sistema Android com duas provas preparadas ao estilo do Enem. Cada caderno de prova tem 90 questões de múltipla escolha, sendo um de ciências humanas e da natureza, e o outro de linguagem e códigos e matemática. O estudante terá 4h30 de tempo corrido para resolver tudo. A plataforma traz, além do simulado, plano de estudo personalizado, com aulas interativas e exercícios.
Na plataforma Geekie Games, o estudante encontra exercícios para testar o seu conhecimento e fazer uma avaliação diagnóstica, e as provas nas quatro áreas do conhecimento do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática).
Ver as provas anteriores também ajudam ao candidato a não levar um susto quando se debruçar sobre o caderno de provas do Enem.
VEJA AS PROVAS DOS ANTERIORES DO ENEM
Enem 2013: 1º dia - Ciências humanas e ciências da natureza
Enem 2013: 2º dia - Linguagens e códigos e matemática
Enem 2012: 1º dia - Ciências humanas e ciências da natureza
Enem 2012: 2º dia - Linguagens e códigos e matemática
Enem 2011: 1º dia - Ciências humanas e ciências da natureza
Enem 2011: 2º dia - Linguagens e códigos e matemática
Enem 2010: 1º dia - Ciências humanas e ciências da natureza
Enem 2010: 2º dia - Linguagens e códigos e matemática
Enem 2010*: 1º dia - Ciências humanas e ciências da natureza
Enem 2010*: 2º dia - Linguagens e códigos e matemática
O Enem tem cinco provas no total. No primeiro dia são aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. A prova de ciências humanas aborda conteúdo de geografia, história, filosofia e sociologia em 45 questões de múltipla escolha. Costuma cair nas questões muitos temas de atualidades. Por isso o aluno deve estar sempre antenado nos assuntos que foram notícias nos últimos anos. No ano passado, por exemplo, a prova trouxe temas como obesidade, bullying e protestos, este último abordado na questão que trazia um trecho da canção “Até quando?”, de Gabriel o Pensador.
Também no sábado (8) os candidatos fazem a prova de ciências da natureza, com 45 questões de biologia, física e química. Em 2013, não houve interdisciplinariedade entre elas. Foram 15 questões de cada uma dessas áreas. Muitas destas questões exigem cálculos e podem parecer mais difíceis. O conselho é resolver as que o aluno tiver mais afinidade e deixar as difíceis para depois. As duas provas do dia devem ser resolvidas em até 4h30. Saber controlar o tempo é fundamental.
No domingo (9), a maratona tem provas de múltipla escolha de linguagens e códigos, com português, literatura e idioma estrangeiro (inglês ou espanhos), em 45 questões. Tem ainda uma prova de matemática, também com 45 questões, sendo que muitas delas usam gráficos e tabelas. Nos últimos anos, a prova de matemática tem cobrado muito conteúdo como logaritmo, proporção, escala, figuras geométricas.
E tem ainda a redação. São 5h30 de duração para responder toda a prova de domingo e fazer o texto.
REDAÇÃO:
POR ONDE COMEÇAR
- Calcule o tempo. Separe uma hora para fazer a redação.
- Encontre o tema. Organize as ideias e pense quais argumentos você vai defender.
- Escreva primeiro no rascunho. Faça os ajustes necessários. Releia o que escreveu para ver se está tudo compreensível e se não tem nenhum erro. Só depois transcreva o texto final para a folha oficial. As boas redações não têm nenhuma rasura.
- Capriche na letra. O examinador precisa entender o que você escreveu.
- Alguns professores recomendam começar pelo meio, a parte dos argumentos, para depois fazer a introdução.
COMO DIVIDIR O TEXTO
- Divida o texto em parágrafos. Tem que dar a margem antes de iniciar um novo parágrafo. E coloque ponto final ao terminar.
- Faça um texto com 30 linhas. Dê um título de quatro a cinco palavras. O título não é obrigatório segundo o edital, mas ajuda a enriquecer a prova.
- Não escreva em primeira pessoa. Faça uma dissertação usando a terceira pessoa do singular ou plural (ele, ela, eles, elas).
- Leve a prova a sério. Não faça piadinhas, brincadeiras, nem seja preconceituoso nas ideias.
- Seja simples e objetivo. Pode escrever com simplicidade. Não precisa se preocupar com texto muito elaborado com vocabulário muito intelectual. Enem pede texto correto e coeso.
- Não fuja ao tema proposto. Segundo o edital, quem fugir ao tema deliberadamente vai ganhar nota zero.
COM OU SEM TÍTULO?
Segundo as regras do Enem, "o título é um elemento opcional na produção da sua redação e será considerado como linha escrita".
O QUE PODE DAR ZERO À SUA REDAÇÂO
- Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- Entregar a folha de redação sem texto escrito;
- Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo;
- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- Desrespeito aos direitos humanos;
- Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
COMO FUNCIONA A CORREÇÃO
Um bom texto para ganhar nota 1.000 deve cumprir bem cinco competências exigidas pela redação do Enem. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos.
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A redação será corrigida por dois corretores de forma independente. A nota total de cada
corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das cinco competências.
Se houver discrepância entre as notas dois corretores por mais de 100 pontos, ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos, a redação vai para um terceiro corretor.
Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, ou caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do
será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem.
Se a nota do terceiro corretor tiver diferença equidistante das notas dos outros dois corretores, ou se for completamente diferente, a redação será avaliada por uma banca de três avaliadores que dará a nota definitiva.
TEMAS QUE JÁ CAÍRAM
1998: Viver e aprender
1999: Cidadania e participação social
2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira
2006: O poder de transformação da leitura
2007: O desafio de se conviver com as diferenças
2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2009: O indivíduo frente à ética nacional
2010: O trabalho na construção da dignidade humana
2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil