Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Mesa diretora da Câmara poderá não ser consenso;vereador Manoel Leiteiro está na disputa
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro
29/10/2014 - 10:59

Foto: Zakinews
O vereador Manoel Leiteiro (Manoel Inácio de Oliveira/PSDB), que lançou seu nome à disputa da Mesa Diretora  na penúltima sessão da Câmara, fez uso da palavra ontem e  usou um tom mais severo no discurso. Segundo sua assessoria, a Chapa 2 está formada e tem o apoio de seis vereadores. Mas não foram divulgados nomes -já que a chapa encabeçada pelo vereador professor Domingos dos Santos (PSC) também tem seis e foi "registrada em cartório para que não haja interferência do prefeito Francis Mariz Cruz", segundo matéria divulgada pela Assessoria de Imprensa da Câmara.
Como são apenas onze vereadores, se outra chapa está formada ou sendo formada, significa que está havendo articulação com os vereadores restantes, que não compoem a Chapa 1, e com alguns que já estariam nesta chapa.
O vereador disse dias atrás à reportagem que não concordava com a condução feita na formação da chapa. "Eles falam em consenso. Consenso seriam onze vereadores em acordo. Lancei meu nome e quero que haja uma disputa transparente".
Na sessão de ontem, ao fazer uma homenagem aos servidores públicos na pessoa de um gari, ele salientou a importância do trabalho "de quem limpa a cidade enquanto dormimos, de quem pega no pesado e passa desapercebido".
Ao terminar a fala, o vereador Tarcísio Paulino (PSB)criticou a administração municipal, que não fez licitação para a contratação de uma empresa para a coleta de lixo. A contratação foi feita através de adesão de ata, e a mesma empresa cuidará do serviço de limpeza  e da coleta, usando a mão de obra de 20 reeducandos -que estão desde hoje,29, nas ruas, usando tornozeleiras eletrônicas.
Segundo Tarcísio, que teve a opinião reforçada pelo vereador Edmilson Campos(PR), a ação irá deixar pais de famílias desempregados.
Como resposta, o vereador Manoel Leiteiro pediu ao vereador Tarcísio Paulino que "pare de atrapalhar e comece a trabalhar".
Prosseguindo, disse que "enquanto você fica ai só criticando, eu fui a campo e tenho as respostas. A empresa irá absorver a mão de obra, não haverá desemprego. Há muito serviço a ser feito na cidade".
Deixam de prestar serviços à Prefeitura as empresas Sanetran e Oportuna, que cuidavam, respectivamente, da coleta de lixo e limpeza de ruas. Começaa trabalhar a empresa Impacto, que já está na cidade com equipamentos novos. Ela ficou responsável não só pela coleta e varrição de rua, como também pela limpeza de bocas de lobo, retirada de entulhos, retirada de mato do meio-fio, corte de grama das praças. "O serviço foi ampliado e há espaço para a mão de obra dos que deixaram as duas empresas e também para os reeducandos da Cadeia Pública, dentro do programa de ressocialização coordenado pela Vara de Execuções Penais", explicou Manoel Leiteiro, que teve as palavras endossadas pela vereadora Valdeníria Dutra(PSD).
 
Limpeza de canais
 
Na manhã de hoje,29, o prefeito Francis Maris(PMDB) informou à reportagem que a máquina PC da prefeitura está trabalhando na zona rural, e uma outra será locada em caráter de urgência para fazer a limpeza dos canais que cortam a cidade. Criticado por vereadores da oposição por ainda não ter feito isso, o prefeito afirmou que a hora é agora, quando começam as chuvas. "Não adianta fazer antes, o mato crescer, e ter que fazer o mesmo serviço duas vezes e gastar em dobro". O prefeito voltou a pedir a atenção e o cuidado da população para com a cidade. "O lixo que não é devidamente acondicionado para a coleta, é o lixo que entope as bocas de lobo. Cada cidadão é, e deve se sentir como tal, responsável pelo zelo de sua rua, de seu bairro, de sua cidade".
Carregando comentarios...

Cidades

Justiça suspense concurso da PF

29/10/2014 - 10:18
Artigos

Constitucionalismo de botequim

27/10/2014 - 17:09