Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Hoje na Sematur:'Expedição Mato Grosso 1931' mostra a chegada de Daveron a Cáceres
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro
28/10/2014 - 09:39

Foto: arquivo NUDHEO

Colóquio Internacional "Matto Grosso Expedition (1931)"‏


O evento "Expedição Mato Grosso 1931" é uma iniciativa do PIBID/História e NUDHEO-Núcleo de Documentação Escrita e Oral da Universidade do Estado de Mato Grosso-Unemat. Será realizado no próximo dia 28, nos períodos matutino e noturno, no prédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur). O objetivo, afirmam os organizadores, é discutir, divulgar conhecimentos e fomentar pesquisas e produções acerca das iniciativas expedicionárias norte-americanas na fronteira Oeste de Mato Grosso. 

Na organização estão o professor mestre Acir Fonseca Montechi (PIBID/História) e o professor mestre e profissional técnico Reinaldo Norberto da Silva (NUDHEO). O evento tem como conferencista convidado Professor Ph.D Eric H. Robson, da Belmont University Scool of Farmacy, de Nashville-TN/USA.
A história começa em 09 de janeiro de 1931, quando o jornal carioca Correio da Manhã trazia como manchete: "A vida selvagem brasileira vai ser filmada".
Desembarcava no Rio de Janeiro a "Matto Grosso Expedition", que tinha como destino o Pantanal. O aventureiro  Vladimir Perfilieff comandava a expedição, que tinha duplo objetivo: o científico, que visava coletar espécimes da fauna e da flora e documentar a vida dos povos indígenas; e o comercial:produzir um filme sobre a vida nas selvas brasileiras.
Na bagagem, equipamentos de rádio de última geração, que permitiam aos exploradores manter contato com a estação KDKA, em Pittisburgh,EUA. A expedição trazia também um equipamento ainda em fase de teste, que gravava áudio e vídeo ao mesmo tempo.
A Fazenda Descalvado, em Cáceres-MT, foi a base da expedição. O local tinha os requisitos necessários para a equipe. No filme, o aventureiro Sasha Siemel, armado apenas de uma zagaia e valendo-se da técnica utilizada pelos índios Guató, mata o famoso "jaguar pantaneiro", a onça.
O filme recebeu o nome  de "Matto Grosso, the Great Brazilian Wilderness"- Mato Grosso, a grande floresta do Brasil, e provavelmente tornou-se o primeiro documentário com gravação de som em campo.
Na programação do evento, na parte da manhã, a partir das 8 horas, estão as conferências "Descalvados na histografia de Mato Grosso", com o professor doutor Domingos Sávio da Cunha Garcia, da Unemat, e "Por que Descalvados? Expedições no Mato Grosso entre as guerras", com o professor PH.D Eric Robson.
No período noturno, das 19:30 às 23 horas, será exibido o filme "Matto Grosso, the Great Brazilian Wilderness(1931)", e apresentado "Aspectos biográficos de Solon Alexander Daveron", de David Randle.
E a partir dai, neste ponto, a história permanece em Cáceres: foi esta expedição que trouxe aqui, pela primeira vez, o americano Solon Alexander Daveron, que depois de algumas idas e vindas aqui se estabeleceu, construiu e habitou, até morrer, o prédio onde hoje está a SEMATUR (a área foi adquirida pelo município na administração de Aloísio de Barros). Daveron, que empresta seu nome à Praia do Daveron, era pesquisador. Morreu aqui e seu corpo está sepultado na área da Sematur.
A evento tem a participação da Prefeitura de Cáceres e o apoio do IFMT/Cáceres e da Asatec.
Carregando comentarios...

Artigos

Constitucionalismo de botequim

27/10/2014 - 17:09