Mais de 28 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados contra a febre aftosa em Mato Grosso a partir de 1º de novembro, na segunda etapa de imunização. A campanha segue até o final do mês e deve atingir quase 100 mil propriedades.
O não cumprimento da medida pode gerar multas de até 2,25 Unidades Padrão Fiscal (UPFs), equivalente a R$ 240,97, alertou a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato-MT).
De acordo com o calendário estipulado pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), o prazo para comunicação segue até 10 de dezembro. Neste período o pecuarista deve comprovar a aplicação das doses nos animais.
No Estado não haverá antecipação do período de comercialização das vacinas nas lojas especializadas, conforme definiu o órgão de controle sanitário estadual.
Sanidade
O último caso da doença contabilizado no estado foi em 1996. Conforme a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a unidade federada é reconhecida como território livre da doença com vacinação.
Etapa passada
Em maio, durante a primeira etapa de vacinação, a cobertura vacinal atingiu 99% do rebanho com até 24 meses de idade.