Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Organizadores do 26º Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai se reúnem nesta quarta-feira,29
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro
28/10/2014 - 10:05

Foto: divulgação
Acontece amanhã, 29, a partir das 17 horas, na Sematur, mais uma reunião para a organização do 26º Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai. O mutirão será realizado no dia 09 de novembro, a partir das 7 horas, com concentração na rampa de embarcações em frente ao "Dito Gato".
Mais uma vez, como nos anos anteriores, voluntários percorrem o rio tirando do mesmo, assim como das praias, o lixo acumulado durante os últimos doze meses.
O movimento foi idealizado pelo capitão Renato Tomaz, e a cada ano foi ganhando força e mais participantes. Hoje, são parceiros a Prefeitura de Cáceres, a lancha Araés(do capitão Renato), Asatec, Aspatur, Sematur, Câmara Municipal, 2º Befron, Marinha do Brasil, Sema, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Condec, Lions Club Pantanal, Lions Club Cáceres, Rotary Club Cáceres, Colônia de Pescadores Z-2, Unemat, Fapan, Água Puríssima, Sindicato Rural, além de empresas privadas e de dezenas de voluntários anônimos.
 

Claudionor Duarte, da Sematur, que está na organização do evento, pede para quem não puder ir, que mande um representante, pois a data do evento se aproxima e a reunião é para ultimar preparativos.

No ano passado, cerca de 200 quilômetros de margens do rio foram limpas, e sete caminhões de lixo recolhidos. Mais de 300 pessoas participaram.

O que impressiona é que o lixo retirado não é composto apenas de garrafs pet ou lixos de acampamento. Do rio e margens, são retiradas geladeiras, pneus, ferragens.

Parte do lixo foi deixada na Praça Barão do Rio Branco, como medida de impacto. Segundo o prefeito Francis Maris, este ano a ação será repetida. O objetivo é que, os moradores de Cáceres e usuários do rio, ao virem o montante do lixo, se conscientizem da importância da preservação e repliquem a ideia.

Carregando comentarios...

Artigos

Constitucionalismo de botequim

27/10/2014 - 17:09