Com investimentos de 2,9 milhões de reais, de recursos descentralizados da União, o Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cáceres amplia a infraestrutura com a construção da biblioteca central, novo bloco de salas de aula e de auditório. São mais de 3 mil m² de obras construídas que servirão para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus a partir do próximo ano.
O maior investimento é a biblioteca central do campus. Com 1.777 m² de área construída, a biblioteca será a maior de todos os campi do IFMT com espaços como salas de processamento técnico, de atendimento ao público, de acervo bibliográfico, de estudos em grupo e de cabines individuais, além de salas virtuais para pesquisa e trabalhos acadêmicos, de acesso a periódicos da Capes, entre outros espaços administrativos e pedagógicos. A previsão é que a obra seja entregue ainda no primeiro semestre de 2015.
“A estrutura dessa grande biblioteca atenderá nossa demanda a longo prazo e nos dá as condições necessárias para atendimento à comunidade. A nossa meta agora é ampliação e atualização constante do nosso acervo bibliográfico” afirma o diretor-geral do Campus Cáceres, professor Olegário Baldo.
Segundo a bibliotecária, Iraci Pereira, o processo de informatização da biblioteca do campus está sendo concluído, o que possibilitará também a comunidade estudantil, por meio da internet, o acesso à relação das bibliografias disponíveis e a renovação do empréstimo das obras.
Espaço para eventos e artes
O auditório com capacidade para mais de 250 pessoas é outro investimento que deverá servir à comunidade a partir de fevereiro de 2015. Com 579 m², a estrutura conta ainda com sala de música, depósito, sala de apoio e banheiros.
Até o final de dezembro de 2014, o campus contará também com um novo bloco de salas de aula com 770 m² de área construída. O bloco contendo 8 salas é o 7º construído nos últimos 4 anos no campus que recebeu também investimentos em ampliação e construção de laboratórios, pavimentação de vias internas e reestruturação na rede de energia elétrica.
Segundo o engenheiro civil do campus, Luiz Souza Costa Filho, todos as estruturas construídas atendem aos critérios básicos de acessibilidade. As salas de aula e auditório já serão entregues com ares-condicionados instalados e com toda estrutura para funcionamento adquirida, incluindo quadros quadriculados e côncavos e mais de 400 carteiras escolares. Para a biblioteca o mobiliário já foi empenhado e os computadores adquiridos.