Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Vereadora quer barco para resgate e atendimento da população ribeirinha
Por assessoria
27/07/2017 - 12:01

Foto: assessoria

Na última sessão da Câmara Municipal de Cáceres, dia 25, a vereadora Elza Basto (PSD) apresentou ao executivo projeto para viabilização, junto ao Ministério da Saúde, de um barco para resgate e atendimento da população ribeirinha.

Sob o protocolo nº 657, a indicação da vereadora se baseia no fato de Cáceres ter uma das maiores colônias de pescadores do Estado, sendo que muitos pescadores passam a maior parte do tempo em seus acampamentos no rio. Além disso, também é grande a quantidade de moradores da zona rural que tem o acesso pelo rio mais fácil do que por terra.

O vereador Cézare Pastorello (PSDB) parabeniza a indicação da vereadora, e acrescenta: “esta é a beleza da pluralidade do legislativo. Somente a vereadora Elza, com seu histórico de lutas pela população ribeirinha, poderia traduzir tal necessidade em um projeto. Historicamente, o acesso das propriedades rurais que margeiam o rio Paraguai sempre foi pelo rio. Por isso as sedes das fazendas e casa de funcionários é sempre perto do barranco. Logo, há uma grande comunidade a ser atendida, tanto por socorro, como para a saúde preventiva.”

Pastorello acrescenta que a indicação da vereadora Elza pode ser o início de um processo para a implantação de uma unidade de saúde da família ribeirinha ou fluvial. “É comum nos rios da bacia amazônica a Estratégia de Saúde da Família Ribeirinha e Fluvial. A vereadora Elza pode estar dando o início a essa importante ferramenta de saúde preventiva. Ela pode contar comigo nesse projeto.”

A indicação foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao Prefeito Francis, com cópia à Secretaria Municipal de Saúde.

 

Carregando comentarios...

Artigos

O coletivo ambiental

25/07/2017 - 14:39
Artigos

A fronteira Brasil Bolívia

25/07/2017 - 13:40