Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Educação Municipal: Núcleo Paiol desenvolve projeto de horta e jardinagem na escola
Por Esdras Crepaldi/SME
23/08/2018 - 08:48

Foto: assessoria

O Núcleo Paiol é formado pelas escolas municipais do campo, Paulo Freire, localizada no Assentamento Paiol, e Limoeiro, no Assentamento Limoeiro.

Agregando valores culturais da localidade, foi proposto pelo Núcleo, um projeto denominado “Horta e jardinagem na escola”. A ação pedagógica tem como objetivos formar cidadãos participativos, motivados e conscientes, contribuindo assim com a sociedade, respeitando e preservando o meio ambiente.

O projeto tem a participação de toda comunidade escolar - alunos, professores, servidores, profissionais da educação e pais – e do IBAMA PrevFogo, grande parceiro na realização das atividades.

Segundo a Diretora do Núcleo Paiol, Luzinete Jesus de Oliveira Tolomeu, através da educação, os alunos aprofundam o conhecimento teórico e prático, habilidades e atividades voltadas ao aproveitamento dos espaços físicos da escola, e, com isso, podem exercer seu papel na sociedade. “Aqui eles produzem flores, verduras e plantas medicinais em hortas e contribuem com o embelezamento das escolas”, observa Luzinete.

Segundo ela, cada turma é responsável por uma muda plantada e aquelas que zelem, tenham criatividade e organização, concorrem a prêmios.

Já a coordenadora, Cleide Alcântara, comenta que o projeto visa ainda, um trabalho pedagógico com objetivo de conscientização e preservação do meio ambiente de forma multidisciplinar.

Ela destacou que os alunos também aprendem a educação ambiental. “ São crianças e adolescentes do campo, muitos com essa vocação de cultivar a terra, mas aqui eles também aprendem a lidar com a terra, cultivam alimentos que eles mesmos plantam, colhem e consomem, participando ativamente do processo educativo e da importância do meio ambiente de forma multidisciplinar”, destaca a coordenadora. Ela ainda cita a alimentação saudável e a harmonização dos espaços com as flores , como elementos positivos do projeto.

Para a Secretária de Educação Eliene Liberato, esta atividade pedagógica possibilita um ensino de forma interdisciplinar envolvendo assuntos como alimentação saudável, meio ambiente, plantas medicinais, flores, além de proporcionar conteúdos de diferentes disciplinas. “Eles literalmente colocaram a mão na terra e fizeram brotar uma educação voltada as características daquelas localidades, Paiol e Limoeiro, respeitando suas habilidades e oportunizando também outras competências”, elogiou Eliene.

Carregando comentarios...

Artigos

Hoje não, pai

18/08/2018 - 12:12