Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Cáceres recebe visita técnica que avalia compra de energia da Bolívia
Por Clovis de Almeida / Assessoria PMC
09/05/2019 - 08:17

Foto: assessoria

A vice-prefeita Eliene Liberato Dias recepcionou na tarde de ontem (08), em razão do prefeito Francis se encontrar em viagem, uma comissão técnica formada por representantes do Governo do Estado, da companhia de energia Energisa e da empresa boliviana de energia ENDE.

A comissão apresentou um plano que visa negociar com a Bolívia a compra de energia elétrica produzida do outro lado da fronteira.  

Os governos mato-grossense e boliviano se reuniram recentemente para discutir a comercialização da energia elétrica excedente produzida pela termoelétrica de San Matías. Segundo os representantes bolivianos, a usina será ampliada e o objetivo é oferecer 90 megawatts da produção extra a um preço competitivo.

A Bolívia já vende energia para Argentina e quer negociar com o mercado brasileiro.

O contato com a Administração de Cáceres teve o objetivo de receber o aval do município. A vice-prefeita disse que a Prefeitura está à disposição para tudo aquilo que venha em benefício do município e do Brasil.

Por enquanto, os negócios são estudos e as linhas de transmissão poderão ser viabilizadas por dois caminhos, Cáceres e Jauru. “Gostaríamos que fosse por Cáceres”, disse Eliene.

Se por um lado a linha de Jauru já existe parcialmente, há a necessidade de reforma e, na linha de Cáceres, há a facilidade de construção devido ao relevo favorável do terreno.

Depois de Cáceres, os técnicos bolivianos se dirigiriam a Jauru, para avaliar as condições técnicas também naquele município.

O projeto precisa caminhar com o apoio do Ministério de Minas e Energia e por isto, será solicitado uma agenda em Brasília, junto ao Ministério de Minas e Energia, para que os dois governos estruturem as negociações.

Carregando comentarios...

Cidades

Grupo Cometa chega a Tangará da Serra

08/05/2019 - 08:39
Educação

Enem 2019 abre inscrições para a prova

07/05/2019 - 09:37