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Unemat realiza 3ª Mostra de Iniciação Científica do Pantanal
Por Nataniel Zanferrari/assessoria
07/11/2014 - 12:30

Foto: divulgação

O Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com o Campus de Cáceres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), realizará a 3ª edição da Mostra de Iniciação Científica do Pantanal, na qual 400 alunos, na faixa etária de sete a 17 anos, de 16 escolas deste município, apresentarão 105 trabalhos sobre diversos temas ao público interessado pela ciência, como professores, alunos, pais e outros.

O evento acontece no dia 14 de novembro, das 9 às 17h30, no Ginásio de Esportes da Unemat, na Cidade Universitária, em Cáceres.

Os trabalha apresentarão os mais variados temas, como ‘Avaliação do potencial de propagação do bambu nativo (Guadua paniculata Munro) em diferentes intensidades de luz’; ‘Variação sazonal na hidrologia, qualidades físicas e biológicas do rio Jauru à altura do distrito Porto do Limão-Cáceres/MT’; ‘Produção de biodiesel metílico a partir do óleo de soja residual coletado no setor da agroindústria do IFMT-Campus Cáceres’; ‘Meninas na engenharia: demonstração do uso do GPS nas máquinas agrícolas’; ‘Diferentes meios de quebra de dormência da semente de Tectona Grandis (Teca)’; ‘Prótese de membro alternativa de baixo custo para bovinos amputados’; ‘Magrela ecológica na transformação de energia mecânica em elétrica’, entre outros.

O desenvolvimento do projeto ocorre em quatro fases distintas: na primeira fase, a equipe, com a ajuda do professor orientador, faz a sua inscrição e apresenta o projeto; na segunda fase, desenvolve o projeto sobre o tema escolhido; na terceira, a equipe tem duas tarefas, entregar o resumo expandido para ser inserido nos anais do evento e confeccionar o pôster para a apresentação do trabalho; e a quarta fase é a da apresentação do trabalho pelos alunos ao público.

Os objetivos do projeto são incentivar a investigação de fenômenos, conceitos e explicações sobre situações vividas no dia a dia, que aparentam à primeira vista algo inexplicável e de difícil compreensão, despertando o interesse por entendê-lo, estimulando assim, a iniciativa investigativa tanto por parte dos alunos quanto pelos professores; despertar e instigar os alunos, tanto os que participam do projeto, quanto os que assistirem a apresentação da mostra, a se interessarem pela ciência; buscar produzir conhecimento científico nas diferentes áreas, assim como da linguagem oral e escrita, para a compreensão dos fenômenos envolvidos nas atividades investigativas, experimentais e demonstrativas; consolidar o envolvimento da Universidade com a comunidade escolar; e desenvolver a capacidade dos alunos para trabalharem em equipe.

A mostra também é uma oportunidade para que os alunos da educação básica possam desenvolver, em equipe, um projeto de iniciação científica, com o auxílio de um professor orientador. Os trabalhos poderão abordar as seguintes áreas: ‘Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias’, ‘Linguagens, códigos e suas tecnologias’, ‘Ciências humanas e suas tecnologias’ ou ser interdisciplinar. O público alvo do projeto são os professores e alunos das escolas públicas e privadas de Cáceres, pais e outras pessoas interessadas pela Ciência.

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