+ AMOR na Cavalhada
Alunos do IFMT Campus Cáceres, dirigidos pelo professor e ator Luciano Paullo realizam hoje (09.12), em Cáceres, a Intervenção Urbana "+ AMOR” com início às 20 horas na praça do bairro Cavalhada, percorrendo ruas do bairro até o campus da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat. A manifestação artística é inspirada na obra do aluno do IFMT Cáceres Jefferson Braga: Um quadro feito sobre um pedaço de madeira de construção.
Na obra de Braga, um ser muito magro, com braços e pernas alongados e uma cabeça grande, aparece em expressão enigmática com seu coração fora do corpo. Ao ver a imagem, durante exposição na Semana de Arte do IFMT Cáceres, em 2013, o diretor Luciano Paullo sentiu-se provocado a uma reflexão sobre como as pessoas se relacionam e de como lidam com os seus sentimentos. A imagem inspirou o diretor a criar a itinerante e instigadora intervenção +AMOR.
“Esse quadro sempre mexeu muito comigo! Comecei a pensar a obra a partir da paixão por aquela personagem esquisita do quadro que me parece muito angustiado e na observação do cotidiano com as pessoas muito centradas nos seus afazeres, com seus vidros dos carros fechados e a dependência quase que vital dos aparelhos celulares”, conta Paullo.
“+AMOR é uma obra para pensar sobre como estamos vivendo e também uma doação do amor que eu tenho pelas pessoas e principalmente por essa cidade”, completa Luciano.
Corações para fora
Um grupo de aproximadamente vinte e cinco pessoas caracterizadas, representando várias parcelas da sociedade, caminham pelos lugares com os seus corações pra fora, ignorando todas as outras pessoas ao seu redor. Só se importam com as coisas que fazem. O resultado é um conjunto de dúvidas e curiosidades por onde passam.
“Muitas vezes “os seres sem coração” da vida real nem percebem que um grupo estranho passou por ali”, afirma Luciano.
A intervenção já foi realizada em Cáceres, em setembro deste ano, nas principais ruas do centro da cidade com culminância na Praça Barão do Rio Branco.
Para a composição da obra, o diretor conta com a ajuda dos atores do grupo de Teatro do IFMT Cáceres "Teatro Plenilúnio", dos alunos do Curso Livre de Teatro da instituição e alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus.
A atividade desta terça-feira (09.12) integra a II Mostra de Artes da Semana dos Direitos Humanos realizada pelo Centro de Referência em Direitos Humanos da Unemat.