Sindicato Rural se reúne com agentes bancários e consultores rurais
Por Assessoria/Clarice Navarro Diório
23/07/2012 - 17:23
Foto: Clarice Navarro Diório
“Preparar nossos associados e visitantes para que possam planejar com a devida antecedência as transações comerciais que poderão fazer durante a Expocáceres”. Assim o presidente em exercício do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite, definiu o objetivo da reunião realizada na manhã de quinta-feira, 19, com gerentes de bancos e empresas de consultoria rural. A Expocáceres, que chega este ano a sua 47ª edição, será realizada no período de 10 a 14 de outubro.
A reunião aconteceu durante um café da manhã no auditório do sindicato, e contou com os gerentes do Sicredi, Bradesco e Banco do Brasil, e de representantes da Empaer, Agriplan, Solo Fértil, Planrural, Laticínio São Luiz e Pantanal Agropecuária.
“A Expocáceres é por si só uma vitrine para a realização de bons negócios. Temos o leilão de gado, o torneio leiteiro, além da feira de equipamentos e implementos agrícolas. Então iniciamos esta conversa com as instituições financeiras para que abram linhas especiais de créditos aos produtores, para que os mesmos tenham condições, segurança e tranquilidade em comprar animais de origem, equipamentos e implementos que agreguem valor e qualidade de serviços em sua propriedade” -afirmou Jeremias.
Os gerentes Nelson Krug(Banco do Brasil); Jucelino Boveda(Bradesco) e Luiz A, Fontana Junior(Sicredi) foram unânimes ao afirmar que linhas de crédito existem, assim como o interesse do agente financeiro em disponibilizá-las. Para tanto –e aí entra a importância do sindicato em se antecipar- é necessário que cada produtor procure a agência com a qual trabalha, para fazer ou atualizar seu cadastro. “Cada produtor deve ter consciência de sua margem de financiamento, pois cada financiamento é um caso diferente, assim como cada cliente é único. Então, é necessário que ele procure a instituição financeira e veja se já tem um financiamento anterior, entre outros itens, para ter aí a certeza do que é possível ser feito”-afirmou o gerente do Banco do Brasil, Nelson Krug. Já Boveda, do Bradesco, afirmou que é necessário ter uma ideia do volume a ser comercializado, para a garantia da disponibilização das linhas de crédito dentro deste contexto. “Assim como reafirmo a necessidade da atualização cadastral do cliente, sendo esta uma exigência do Banco Central”. “Por isso a necessidade do cliente se antecipar”- concluiu Luiz Fontana, do Sicredi.