na foto, a sede da fazenda
Três homens foram presos pela Polícia Rodoviária Federal na manhã de ontem,domingo (23) por porte de arma. As prisões ocorreram na Fazenda Jacobina, em Cáceres.
Segundo a PRF, os três homens chegaram na fazenda em uma caminhonete e tentavam tirar cerca de 80 grileiros da fazenda. Os grileiros estavam no local desde sábado.
Os grileiros relataram que dois dos homens se identificaram como donos da fazenda e o terceiro como policial.”Eles ordenaram a nossa saída e ameaçaram dizendo que sairíamos por bem ou por mal.”
A PRF recebeu a denuncia e foi até a fazenda as 9h50 da manhã. Quando os policiais chegaram, o homem que se dizia policial jogou o coldre com a arma pra dentro da mata, mas os policiais a encontraram e e realizaram a prisão do suspeitos.
Com os homens foram encontrados dois revolveres 38 com seis munições, um revolver magno 357, de uso restrito, um rifle com sete munições e outras 12 intactas, uma pistola 380 carregada e mais 40 munições. Eles também carregavam na caminhonete três facas e dois facões.
Em depoimento o homem que disse ser policial aos trabalhadores sem terra negou que era policial. Os três disseram que as armas seriam usadas para esporte e chegaram a mostrar o documento de porte de uma das armas esportiva, mas o documento estava vencido.
Os três foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Cáceres. Dois deles foram autuados por porte de arma de uso permitido, pagaram fiança e responderão em liberdade, mas o terceiro foi autuado por porte de arma de uso restrito, o crime é inafiançável e por isso ele continua preso.
Em contato com o contato Movimento dos Trabalhadores Sem Terra(MST), que ocupam hoje a Fazenda Rancho Verde , a reportagem obteve que o movimento não tem qualquer tipo de ligação com o grileiros que ocuparam a Fazenda Jacobina. A Fazendaé histórica e tombada pelo IPHAN.