A abertura da exposição ‘Já Fui Floresta’, de José Medeiros, aconteceuàs 19h dessa sexta-feira (27) no Sesc Arsenal. Com diversas instalações, a mostra é um recorte do contato que o fotógrafo teve com os índios da tribo Ikpeng.
Segundo José, seu contato com os povos indígenas já tem quinze anos: “A exposição é um recorte deste povo, que foi a quem eu tive mais acesso”, explica. Uma das instalações mostra os índios segurando a moldura de espelhos: “A primeira vez que os índios viram os espelhos eles ficaram maravilhados. Mas quando os vidros quebraram, o que sobrou? Isso é um símbolo do que deixamos para eles”, comenta o fotógrafo, “Nós mostramos coisas para este povo, mas não ensinamos como ter acesso. Fazemos com que eles sejam dependentes dos brancos”.
O recorte traz uma reflexão acerca do que está sendo feito com este povo. As doenças que o homem branco levou até a floresta, o que ele deixou por lá, e como – ainda assim – as pessoas tem preconceito com os povos indígenas são o principal foco da exposição.
A exposição fica no Sesc desta sexta (27) até dia oito de maio. Na abertura, José Medeiros estará presente para conversar com o público. “A exposição está muito legal, a sensação que o público vai ter é a de entrar em uma Oca indígena”, afirma o fotógrafo. A entrada é franca.
Serviço
Já Fui Floresta
Local: Sesc Arsenal
Data: de 27/03 a 8/05
3ª a sábado das 14h às 17h e das 18h às 21h;
Domingos e Feriados das 16h às 21h