Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Alunos da Pós em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental da FAPAN, participam de aula campo em Reserva
Por FAPAN
14/04/2015 - 07:00

Foto: divulgação

 

Os Pós – Graduandos do Curso de Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental da FAPAN, realizaram neste final de semana aula a campo, com visita técnica ao PROJETO DEMONSTRATIVO de Recuperação de Área Degradada “Boçoroca da Parede”, no município de Reserva do Cabaçal. O projeto tem como objetivo principal a recuperação de nascentes do Pantanal. Este é um movimento pelas Águas de Reserva do Cabaçal e reflete uma experiência de conservação e recuperação de nascente do Pantanal.

        A aula aconteceu sobre a orientação do professor Dr. Fernando Ferreira Morais que buscou salientar a importância da participação dos pós graduandos da disciplina em Geociências e Recuperação Ambiental, em aulas que associem o conhecimento científico com práticas desenvolvidas para restauração e recuperação ambiental.

Além do Dr. Fernando, o biólogo José Aparecido, integrante do Projeto “Boçoroca da Parede” e os técnicos Denair Andrade e Sérgio demonstraram o Plano de Recuperação da Área Degradada – PRAD e narraram o processo histórico de lutas pela conservação ambiental em Reserva. De acordo com os técnicos Denair e Sérgio, “ há um grande envolvimento da comunidade nas ações de recuperação de nascentes, mas ainda há muito o que se fazer.”

“Denair Andrade enfatizou que Reserva do Cabaçal é a caixa d’água do Pantanal e eles tem a responsabilidade de realizar ações que ajudem a conservar não só a água, mas também a biodiversidade do Pantanal. Para a técnica Denair, realizar as ações de recuperação é uma grande satisfação pessoal e profissional “e ver a água brotar é como um troféu.”

O PROJETO DEMONSTRATIVO, “Boçoroca da Parede” é resultado de uma parceria com o ministério Público Estadual de Araputanga, UNEMAT, UFMT, EMPAER, SEMA, WWWF e a Escola Estadual Demétrio Pereira. Tem como idealizadora e responsável técnica a engenheira agrônoma Letícia Thomem Paes de Barros. Atualmente o projeto é usado como laboratório por estudantes de várias instituições de ensino em seus diferentes níveis, com o objetivo principalde educação ambiental e também como objeto de pesquisas voltadas para a conservação e recuperação de áreas degradadas.

 

 

 

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas do Sine para esta terça-feira,14

13/04/2015 - 20:53
Artigos

Coragem e retidão.

13/04/2015 - 14:54
Artigos

Eu sou corintiana

12/04/2015 - 18:02
Educação

Capes aprova mais dois mestrados na Unemat

12/04/2015 - 13:00
Cidades

Estiagem MT: Queimadas já preocupam

12/04/2015 - 12:57
Cidades

Morre Jordão Panoff de Lacerda

09/04/2015 - 07:46