Visando maior segurança no Festival Internacional de Pesca Embarcada de Cáceres, pela primeira vez está sendo usada a Plataforma de Observação Elevada em um município do interior, depois dos jogos da Copa do Mundo em Cuiabá.
O caminhão truck da marca Volkswagen está provido de sala montada que abriga dois profissionais treinados para operar o equipamento . A maioria das câmeras é fixa, mas existem três capazes de se mover em 360 graus. Uma delas, inclusive, é térmica, que permite captar o calor em ambientes escuros. Estas câmeras podem captar e transmitir as imagens direto para o CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), tudo em tempo real, com apoio da empresa Brava Internet em forma de parceria junto a empresa de internet.
O veículo que pertence a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso ficará a disposição nos dias do Festival, e dará maior segurança ao festejos nos dias do FIPe.
As câmeras instaladas em um mastro a 15 metros do solo que permitem uma visão privilegiada do que acontece na praça de eventos. Mairton Bezerra, que coordena as ações, fala do alcance das câmeras da plataforma elevada “São até 3 km de cobertura, podemos ver com nitidez tudo que está acontecendo na área de evento do FIPe, e podemos dar segurança ao público presente”, destaca Bezerra.
“O secretário de Segurança Mauro Zaque foi sensível ao nosso apelo nosso e encaminhou esse aparelho de segurança, que estaá dando o suporte ao FIPe, é a tecnologia a serviço a da sociedade” destaca Júlio Parreira, secretário de Indústria e Comércio Meio Ambiente e Turismo.