O rebanho que era de um homem acusado de tráfico de drogas foi a leilão na tarde desta quarta-feira (10) em Cuiabá. No total, foram vendidas todas as 1.603 cabeças de gado da propriedade rural pela quantia de R$ 3,3 milhões. O valor deverá ser investido na Segurança Pública de Mato Grosso, segundo o titular da pasta, Mauro Zaque. Segundo ele, essa é a primeira vez que ocorre um leilão desse tipo no país.
O acusado era dono da fazenda Asa Branca, localizada no distrito Caramujo, em Cáceres, a 240 km de Cuiabá. O imóvel rural estava avaliado inicialmente em R$ 9 milhões. Os bens foram tomados pela Justiça no último mês de abril, por determinação do juiz Alexandre Martins Ferreira, da Comarca de Cáceres, e revertidos para o estado."Estamos tirando o patrimônio do crime para levar esse dinheiro para a Segurança Pública. Essa é a mais uma prova de que o crime não compensa. Esse será o primeiro de muitos outos leilões que pretendemos fazer", declarou Zaque.
A fazenda, localizada no km 35 da BR 174, foi alvo de operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF-MT) e Grupo Especial de Fronteira (Gefron) em novembro de 2014. Lá foram encontrados 152 pacotes de substância análoga à pasta base de cocaína. A droga está enterrada.
O acusado está preso na Penitenciária Central do Estado (PCE). A mulher dele também está presa sob a acusação de tráfico de drogas.