Mais uma ação da Gestão de Convênios da Prefeitura de Cáceres resgatou recursos de um projeto da administração anterior. Desta vez, é a obra do Projeto de Revitalização e Reforma da Praça Barão do Rio Branco. São R$ 450.889,24, oriundos do governo federal, com contrapartida do município (paga na administração do prefeito Túlio Fontes). A obra não “andou” devido a atrasos nos repasses federais, o projeto foi perdido devido aos prazos, e agora resgatado, conforme explica a coordenadora do setor, Suely Maria de Oliveira.
A empresa Gecom-Gestão em Engenharia e Construções Ltda., vencedora da licitação, tem um prazo de 120 dias para entregar a praça revitalizada. Hoje, o local está fechado por um tapume de metal. O projeto aponta para uma reforma simples, mas que irá solucionar um problema antigo: todo o piso da praça, que estava desnivelado e apresentava riscos aos transeuntes, será reformado e passará a contar com sinalização tátil destinada a portadores de necessidades especiais. O estacionamento em frente a catedral deixará de existir e a praça ganhará um formato quadrado. O projeto conta ainda com o plantio de 1.700 m² de grama e de 24 palmeiras imperiais. Além disso, os bancos de cimento serão melhorados.
A Prefeitura tenta agora conseguir aditivos para que o projeto seja mais abrangente e inclua também a reforma da iluminação do local. Em relação aos ambulantes que deixaram a praça, a situação permanecerá a mesma: eles continuarão a exercer suas atividades a partir das 18 horas, na rua lateral (13 de Junho), que todos os dias é fechada para que eles possam trabalhar. A medida foi adotada pelo município para atender os ambulantes dentro das exigências do IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que determinou a retirada dos vendedores de pipoca, cachorro quente, balões, os “pula-pula”, para que a área de entorno do Marco do Jauru fosse preservada.