Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Confecção de Retratos Falados funciona como ferramenta de auxílio às investigações
Por Assessoria-PJC/MT
27/07/2015 - 08:06

Foto: ilustrativa

O Setor de Desaparecidos da Polícia Judiciária Civil possui uma importante ferramenta de auxilio às investigações, que pode contribuir na agilidade das elucidações de ocorrências policiais. O retrato falado é o método identificar um suspeito através do desenho de traços e características físicas do criminoso, descritos pelas vítimas.

 

O retrato falado nasce da descrição física do acusado feita pela vítima ou testemunha, que utilizando o programa de representação facial humana junto ao desenho manual com grafite, possibilita à identificação do suspeito.

 

O desenho é elaborado manualmente pelo investigador de polícia, Auri Vieira do Nascimento, no setor de Desaparecidos da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP). Desde 2008, Auri disponibiliza a sua habilidade artística a serviço da polícia, criando os retratos falados com objetivo de aprimorar as investigações policiais.

 

Conforme o policial civil, cerca de 70 retratos falados já foram desenhados por ele, auxiliando na solução de mais de 40 casos, investigados pela Polícia. “O processo pode demorar um pouco, pois é preciso sensibilidade para tirar detalhes da vítima, que levam a construção do rosto do suspeito”, disse o investigador.

 

“O trabalho é delicado porque remete a pessoa a lembranças dolorosas. Converso sempre com a vítima para mostrar que o desenho é dela, e eu sou apenas um instrumento”, completou o policial.

 

A atribuição para a elaboração do retrato falado é da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), por meio do datiloscopista, porém a Polícia Judiciária Civil contribui no serviço de confecção do retrato falado.

 

O Setor de Desaparecidos está instalado na Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa, localizada na Avenida Tenente Coronel Escolástico n.1.044, Centro de Cuiabá. Telefone (65) 3901-4823.

 

 

Carregando comentarios...

Cultura

Um artista que vem de Cáceres

26/07/2015 - 18:51
Artigos

Filhos de ninguém

23/07/2015 - 08:26