Emoção marca aula inaugural do Curso de Medicina da Unemat
Por Diário de Cáceres
06/08/2012 - 17:05
Foto: Clarice Navarro Diório
O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso-Unemat, professor Adriano Silva, afirmou que a sensação que tem, ao ver implantado o curso de Medicina em Cáceres, é a do dever cumprido. “O curso vai alavancar a saúde no Estado todo. É o primeiro em todo o interior de Mato Grosso. Quero agradecer a equipe coesa que me ajudou neste processo, especialmente o Governo do Estado, através do governador Silval Barbosa, que garantiu o orçamento para o curso, de grande alcance social. Temos um governador que tem compromisso com a Educação e com o social. Em nome da população de Cáceres e dos 141 municípios mato-grossenses eu agradeço. Agradeço ao deputado Pedro Henry e ao governador, pela postura ética e corajosa”-disse ele.
A emoção foi a tônica da aula inaugural na manhã de hoje. O deputado Federal Pedro Henry fez a palestra aos 30 novos acadêmicos, três deles de Cáceres, sete de outras cidades de Mato Grosso e outros vinte vindo dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Os doze médicos que farão parte do corpo docente também estavam presentes. O governador Silval Barbosa fez um cumprimento especial aos acadêmicos. No discurso, em tom de informalidade, contou que formou dois filhos médicos, que estudaram em Presidente Prudente-SP. “Para quem vem, Mato Grosso é uma terra de oportunidades, e para quem governa, é uma terra de desafios, e hoje vencemos mais um. Cada meta alcançada é motivo para festejar. E o motivo de hoje é fantástico”.
Em entrevista à imprensa o govenador garantiu que o curso nasce estruturado. Tem hospitais para estágio, convênios com o Estado e o município. “Os novos acadêmicos não precisam temer falta de estrutura. Foi tudo muito bem pensado e organizado”.
Ivana Miranda Rosa Alves –que terá como professora a médica que a trouxe ao mundo, a obstetra Catarina Garcia Dalben; Karoline Aparecida Janones, cuja mãe, Selma, não disfarçava a emoção, e Lucas Henrique são os três cacerenses que cursarão Medicina na terra natal. Mas quatro foram aprovados, Cauê Moreno optou por cursar Física na UFMT.
Ao falar que o Curso de Medicina acaba de vez com a conversa de mudança de sede da universidade,e que isto em nada impede seu cescimento em todo o Estado, inclusive com cursos na Capital, o vice-governador Chico Daltro lembrou que quando os 30 primeiros acadêmicos estiverem se formando, daqui a seis anos, 360 alunos estarão cursando. “Esperamos que todos possam fazer residência no Estado e que muitos possam ficar trabalhando em Mato Grosso, atendendo a grande demanda. Esperamos que estes alunos tenham compromisso com o social e façam a diferença no atendimento na área de saúde pública”.
O deputado federal Pedro Henry, que é médico, lembrou que durante muitas cirurgias no Hospital São Luiz, atuando como anestesista, ele conversava com os colegas e juntos sonhavam na criação do curso para Cáceres. “É um sonho de pelo menos trinta anos, e tem a mesma audácia que teve aquele grupo de professores que criou a Unemat, então uma Fundação. Eu fui apenas um instrumento para a criação deste curso. É minha obrigação devolver em ações cada voto recebido”. Ele citou, assim como outras autoridades também o fizeram, o ex-reitor Taissir Karin, que também lutou pela implantação do curso.
Anderson Amaral, diretor do campus, e Cristina Mendo, coordenadora do novo curso, enfatizaram a importância de uma universidade ganhar novos cursos. Anderson afirmou que a Unemat se preparou para curso de Medicina, criando os cursos de Enfermagem e Educação Física. Cristina destacou a residência médica já implantada em três modalidades e a proposta inovadora na aprendizagem baseada em problemas. “Queremos que o curso atenda a demanda entre a população mais carente e amenize a carência de médicos no interior do Estado”.