Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Catedral de São Luiz, 50 anos de história e fé
Por Wilson Kishi
26/08/2015 - 05:43

Foto: Wilson Kishi e Akio Kishi

 “Um momento, enfim, que fez parte da vida da cidade e continuará a figurar no elenco das suas obras memoráveis”, frase do Bispo Diocesano Dom Máximo Biennès no ano de 1987 se referindo a majestosa Catedral São Luiz, quando tinha acabado de completar 22 anos de sua inauguração. Hoje, chegando aos 50 anos depois da primeira missa realizada em 25 de agosto de 1965, ela (a Catedral) continua intocável e memorável.

   Erguida na Praça Barão do Rio Branco, além de sua beleza que orgulha os cacerenses, encanta os turistas que a visitam. Uma catedral que se destaca pela arquitetura de estilo gótico e se compara às belas Catedrais da França. Assim como o fundador de Cáceres, Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, o padroeiro da cidade também se chama “Luis”, São Luiz de França. Foi rei da França, Luis IX, considerado típico representante e modelo da Idade Média: legislador, herói e santo. Morreu em 25 de agosto de 1270.

   A construção da catedral teve início em 1919 e quase meio século depois, diante de tantas dificuldades e desmoronamento parcial das obras o que causou a paralisação por vários anos, a primeira celebração veio acontecer depois que Dom Máximo deu o ultimato no início de agosto de 1965, quando escreveu que “a catedral será inaugurada oficialmente em 25 de agosto.

O portão da entrada está sendo ultimado com grandes pranchões de Araputanga e deve ser colocada tão logo fique pronto”, registrou o bispo numa carta. 

Albúm de Família
O bispo Dom Máximo Biennès fez o casamento de Pedro Souza de Oliveira e Eunice Gomes em 22/07/1965

   Antes, porém, Dom Máximo abriu a catedral para o enlace matrimonial entre o então 2º Sargento do Exército, Pedro Souza de Oliveira e Eunice Gomes. O baiano Pedrinho relembra que a entrada dos noivos e padrinhos foi pela porta lateral, do lado da rua 13 de Junho.

“Casamos no dia 22 de julho e a porta principal da catedral estava interditado. Foi estendido um tapete vermelho e o meu casamento foi o primeiro da catedral”, disse emocionado.

   E assim, como Dom Máximo previu na carta, a missa inaugural ocorreu às 9h da manhã de 25 de agosto, uma quarta-feira e foi celebrada pelos bispos Dom Máximo Biennès e Dom Orlando Chaves, arcebispo de Cuiabá, com a presença de padres e da banda musical dos seminaristas de Cuiabá, com 150 integrantes entre eles Jonel Benedito Ferreira de Arruda, ex-seminarista e ex-padre que tocou harmonia na inauguração.  A catedral estava totalmente lotada.

   Naquele dia, Jonel tinha apenas 17 anos mas tem boas lembranças. “Lembro que saímos de madrugada em dois caminhões de carroceria grande trazendo todos os integrantes da banda e chegamos a tempo da primeira celebração da catedral”, disse Jonel que prometeu estar presente na missa da próxima terça-feira (25) quando fará um relato sobre a inauguração da catedral.

   Pela sua história e particularidade, pela sua grandeza e importância, pela sua imponente arquitetura, pela sua beleza e valor simbólico, a Catedral São Luiz une sempre a sociedade civil e a igreja, desde o período da construção até nas manutenções das estruturas físicas. Por isso, encontra-se até hoje em perfeito estado de conservação, se tornando um dos cartões postais de Cáceres.

   De Cartão Postal, a Catedral se materializa agora em SELO POSTAL da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos. Na  terça-feira (25), logo após a Procissão, houve a missa de São Luiz e a Diocese, e com apoio da prefeitura de Cáceres foi lançado o “Selo Personalizado” em comemoração aos 50 Anos de Inauguração da Catedral São Luiz. “Uma data marcante para uma grande obra de Deus e que simboliza de forma impar a cidade de Cáceres”, comentou o prefeito Francis Maris Cruz. 

Akio Kishi
Foto registrada em agosto de 1973 pelo fotógrafo Akio Kishi vai estampar o Selo Padronizado em Comemoração aos 50 Anos de Inauguração da Catedral São Luiz

 

A foto escolhida para estampar o Selo de 1º Porte dos Correios é uma das mais conhecidas e foi registrada em agosto de 1973 pelo fotógrafo Akio Kishi (in memorian), quando o templo de arquitetura gótica tinha apenas oito anos. Na imagem fotográfica, Kishi capturou parcialmente o ipê roxo florido, com suas pétalas ao chão e a Catedral São Luiz no centro da foto.

Essa foto foi levada para o Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Campo Grande e também na Espanha, Itália e Japão, além de ter sido inspiração para dois artistas plásticos”, revelou Wilson Kishi, filho do fotógrafo.

   Na década de 60, vários acontecimentos foram marcantes para o desenvolvimento da cidade de Cáceres. Além da conclusão da Catedral São Luiz, tivemos a construção da Ponte Marechal Rondon, e no mesmo dia 25 de agosto de 1965, estreava o telefone urbano com três dígitos apenas.

Esses três fatos deram início ao processo de expansão populacional, através de produção agrícola na Grande Cáceres.

O desenvolvimento da região foi se intensificando com rapidez, sendo que na década seguinte já ocorria emancipações de novos núcleos habitacionais e econômicos.

 

Carregando comentarios...

Variedades

Aline e a arte em papel, o 'scrap'

24/08/2015 - 09:09
Artigos

MT, Bolívia e DEA

24/08/2015 - 08:32
Artigos

Investimento estrangeiro direto

24/08/2015 - 07:50
Artigos

Abrindo frente

24/08/2015 - 07:47
Artigos

Medir Pra Que?

24/08/2015 - 07:45
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,24

24/08/2015 - 07:34