Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Senado debaterá fronteira Brasil-Bolívia
Por assessoria
24/08/2015 - 07:04

Foto: assessoria
 

Na busca pela solução dos problemas enfrentados por brasileiros residentes na fronteira do Brasil com a Bolívia, e a melhoria da segurança na região, a comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (20), o requerimento do Senador Wellington Fagundes (PR-MT) para a realização de audiência pública para debater o papel do Brasil na relação entre os dois países.

 

O parlamentar destaca que, somente em Mato Grosso, existe mais de 720 quilômetros de fronteira seca com o país andino e, com isso, há a necessidade de aprimorar o diálogo entre os governos Federal e Estadual sobre o tema. "Por isso convidamos o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf. Esta será uma presença fundamental para que o Senado fique ciente da realidade de parte da população fronteiriça".

 

Segundo o republicano, os cidadãos brasileiros que moram na fronteira tem uma necessidade de amparo do Governo no que tange os direitos à educação, saúde, assistência social e sobretudo segurança. "O IBGE realizou levantamento onde ficou constatado que há uma dificuldade de acesso aos bens e serviços públicos naquela faixa de fronteira. Por conta disso, existe um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que se reflete em uma abertura muito grande para o uso dessas regiões e da população local para o tráfico de drogas e armas, que são bases para o aumento da violência", alerta.

 

Wellington afirma ainda que o fortalecimento das relações socioeconômicas entre Brasil e Bolívia pode ser iniciado com a resolução dos problemas de quem vive na fronteira. A audiência deve também abrir a discussão sobre outros entraves entre os dois países. "Um tema que também deverá ser debatido no futuro é a questão da logística, ao desentravarmos a questão aeroportuária brasileira para o bem de todos. O Brasil não pode ficar de costas para o Mercosul", assegura.

 

Além do presidente da ALMT, a comissão convidará representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Justiça, das Forças Armadas e também o comandante do Gefron, o Grupo Especial de Segurança de Fronteiras de Mato Grosso.

 

O senador garante que, em um futuro próximo, a iniciativa servirá de modelo para aperfeiçoar os debates na totalidade da fronteira do Brasil: com a Venezuela, a Colômbia, o Peru, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai.

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

UCT realiza campanha de coleta de sangue no domingo,23

21/08/2015 - 10:34
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,21

21/08/2015 - 09:00
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,19

19/08/2015 - 06:07
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,18

18/08/2015 - 12:32