Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Francis vai à China e Valdeníria poderá 'ficar' prefeita
Por Jornal Expressão
24/08/2015 - 08:02

Foto: arquivo

Marcinho Lacerda viaja para a Bolívia no mesmo período, juntamente com a vice-prefeito Eliene Liberato Dias. Câmara deverá ser assumida por Edmilson Campos

posA viagem de negócios a China do prefeito, Francis Maris Cruz (PMDB) e o I Encontro de integração Brasil-Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra (BO), ambos no mês de setembro, podem ocasionar um fato histórico no cenário político em Cáceres. A vice-presidente da Câmara, vereadora Valdeníria Dutra Ferreira (PSD) pode virar prefeita e o vereador Edmilson Campos, o Café o Bule (PR) presidente da Câmara por um período de três dias. 

 
Explica-se: de acordo com a Constituição Federal, na ausência do chefe do Legislativo federal, estadual ou municipal - para viagens no exterior-, o substituto imediato deve ser o vice-presidente, vice- governador ou vice-prefeito, respectivamente. No caso de Cáceres, em razão da viagem do prefeito à China, pela ordem, deve assumir a prefeitura, a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB). Ocorre que Eliene também estará ausente porque irá representar o prefeito, no encontro na Bolívia.
 
Diz a Constituição, que na ausência do vice-presidente, vice-governador ou vice-prefeito, deve assumir o cargo, o presidente da Câmara Federal, da Assembleia Legislativa, o presidente da Câmara Municipal, respectivamente. Logo, caso de Cáceres, deve assumir o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcio Lacerda. Porém, Marcinho como é conhecido, adiantou ao Jornal Expressão, que também estará ausente participando do encontro na Bolívia.
 
Dessa forma, pela ordem, como vice-presidente da Câmara, a vereadora Valdeníria Ferreira, deverá assumir o comando do Executivo municipal, e, por consequência, o vereador Edmilson Campos, 1º secretário da Mesa Diretora, assumir a presidência.
 
A viagem de Francis Maris, para tratar de assuntos particulares, na China, foi aprovada há dois meses, pela Câmara Municipal, antes da definição sobre a reunião de integração, na Bolívia. Por isso, de acordo com o prefeito, não pode desmarcar o compromisso. Eliane por sua vez, foi “escalada” para representar o município, em Santa Cruz de La Sierra. Ela já adiantou que deverá viajar para Bolívia.
 
O presidente da Câmara, vereador Marcinho Lacerda, diz que a sua prioridade é o encontro na Bolívia. E justifica: “a integração Brasil Bolívia, vem sendo defendida há muitos anos pela minha família. O meu pai como senador e, posteriormente, como governador e, pelo meu tio, José Lacerda, como deputado estadual. Eu tenho dever de contribuir para continuidade desse projeto de fundamental importância para economia e segurança dois povos da fronteira” disse afirmando que “além disso, em 3 dias, nada se faz em uma administração”.
 
A vereadora Valdeníria não se manifestou publicamente sobre o caso. O vereador Edmilson Campos, diz que estará preparado para assumir. Polêmico como sempre ele alfinetou: “estou preparado para assumir. Alguém tem que ficar na cidade para cuidar dos interesses da população”.   

 

Carregando comentarios...

Artigos

Investimento estrangeiro direto

24/08/2015 - 07:50
Artigos

Abrindo frente

24/08/2015 - 07:47
Artigos

Medir Pra Que?

24/08/2015 - 07:45
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,24

24/08/2015 - 07:34
Utilidade Pública

UCT realiza campanha de coleta de sangue no domingo,23

21/08/2015 - 10:34
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,21

21/08/2015 - 09:00