Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Trânsito:Marcinho quer ciclovias e legislativo continuará debatendo o tema
Por assessoria
24/08/2015 - 07:24

Foto: assessoria

A necessidade de criar um amplo programa de educação no trânsito para Cáceres foi a grande conclusão da última Audiência Pública, que aconteceu na quarta, 19,na Câmara Municipal de Cáceres. A audiência foi uma iniciativa do vereador e presidente da Câmara, Márcio Lacerda.

Participaram do encontro os representantes do CIRETRAN de Cáceres, o coordenador municipal de trânsito, o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar e a vereadora Valdeniria Dutra, vice-presidente da Câmara Municipal. A Audiência Pública também contou com a presença dos alunos da Escola estadual União e Força e da sociedade civil. Os debates foram mediados pelo jornalista Luiz Mar Faquini.

            A ausência de um Plano Municipal de Trânsito em Cáceres foi o primeiro tópico debatido. Segundo Eduardo Jorge da Silva, coordenador de transito do município, é necessário que a prefeitura invista na contratação de um engenheiro de transito para a construção desse plano. “A gestão atual, seguindo indicações da Câmara Municipal, já conseguiu reverter parte da verba do IPVA arrecadado para melhorias no trânsito da cidade, o que possibilito a substituição dos antigos semáforos e a implantação de sinalização. Agora precisamos resolver a questão do plano de mobilidade e da necessidade de campanhas de educação e conscientização sobre segurança no trânsito”, explicou Silva.

            “Cáceres está crescendo rapidamente, precisamos mudar as nossas atitudes em relação ao trânsito. A proposição de ciclovias e o ordenamento do trânsito dependem dessa mudança de consciência na população”, explicou o Coronel Alessandro Ferreira da Silva, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar l , responsável dede o início do ano pela fiscalização do transito na cidade.

            Para um melhor encaminhamento, os assuntos abordados nas novas reuniões, como a questão da segurança no trânsito, que envolve problemas de saúde pública por conta dos acidentes, o plano municipal de trânsito e da instalação de ciclo vias ou ciclo faixas na cidade deverão ser tratadas em reuniões separadas.

            A próxima Audiência Pública deverá ocorrer no início de setembro, durante essa reunião será abordada a questão das bicicletas como opções de mobilidade urbana e a educação no trânsito. “Cáceres sempre foi considerada a cidade das bicicletas e ainda há a cultura da bicicleta entre a população. Agora precisamos pensar quais são as melhores formas para readequarmos esse transito, garantindo a segurança para os motoristas, ciclistas e toda a população”, afirma o vereador Marcio Lacerda.  

            A proposta do presidente da Câmara Municipal é que sejam implantadas ciclofaixas nas ruas de Cáceres. A princípio essas vias iriam funcionariam apenas durante os finais de semana. Para se debater as melhores modalidades de tráfego de ciclistas para a cidade vão participar da próxima Audiência Pública, em Setembro, especialistas de gestão de transito urbano, como Thiago Franca, vice-presidente Nacional de Trânsito do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana para Assuntos de Trânsito, e secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá. Outro importante tópico da nova reunião será a educação no trânsito.  

 

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

UCT realiza campanha de coleta de sangue no domingo,23

21/08/2015 - 10:34
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,21

21/08/2015 - 09:00
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,19

19/08/2015 - 06:07